Vozes da Ciência

uma revisão crítica transnacional sobre o uso de podcasts na divulgação científica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5335/rep.v32.17067

Palavras-chave:

comunicação científica, divulgação científica, podcasts, educação em ciência, cultura científica

Resumo

Este artigo apresenta uma revisão crítica transnacional sobre o uso de podcasts como ferramenta de divulgação científica. Foram analisadas experiências em países da Europa Ocidental, América do Norte, Ásia e América Latina, com base em artigos acadêmicos que abordam aspectos teóricos e empíricos da comunicação científica via áudio. A análise comparativa foi organizada em seis eixos: contexto sociopolítico, perfis de produtores, formatos narrativos, temáticas, acessibilidade e desafios. Os resultados evidenciam a diversidade de ecossistemas produtivos e estratégias de mediação entre ciência e sociedade, destacando o papel do podcast como prática cultural, educativa e política. Em contextos como Índia, Brasil e China, o podcast tem sido apropriado como ferramenta de inclusão epistêmica e resistência simbólica. Também se discute o papel de podcasts populares não científicos que convidam especialistas, ampliando o alcance da ciência. A revisão conclui que o podcast constitui uma mídia potente para a construção de públicos plurais da ciência.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Edson André Pereira Hilário, Fundação Hospitalar do Estado de minas Gerais, Belo Horizonte/MG - Brasil

    Mestre em promoção de saúde e prevenção da violência pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Especialista em Saúde mental/Dependência química pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Especialista em Linhas de cuidado em enfermagem: urgência e emergência pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Graduado em enfermagem pela Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM). Atualmente é Coordenador da Residência Multiprofissional em Saúde da Família da Diretoria de Educação em Saúde da Prefeitura Municipal de Belo Horizonte, e coordenador da Unidade de pacientes externos/urgência do Hospital Escola Instituto Raul Soares (HE-IRS) da Fundação Hospitalar do Estado de minas Gerais (FHEMIG).

  • Amanda Márcia dos Santos Reinaldo, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte/MG - Brasil

    Professora Titular da Escola de Enfermagem da Universidade Federal de Minas Gerais. Líder do Grupo de Pesquisa: Núcleo de estudos e pesquisa em saúde mental, álcool e outras drogas. Coordenadora do Centro Regional Referência em crack e outras Drogas da EE UFMG. Docente do Programa de Pós-Graduação Promoção de Saúde e Prevenção da Violência. Mestrado e Doutorado em Enfermagem Psiquiátrica pela Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto - Universidade de São Paulo (2002/2005). Especialista em Dependência Química pelo Inter-American Drug Abuse Control Commission (CICAD) /OEA/OMS. Graduação em Enfermagem pela Universidade Federal do Maranhão (1998). Atua nas linhas de pesquisa: enfermagem psiquiátrica e saúde mental; religião e saúde mental, violência de gênero, violência contra as mulheres.

Downloads

Publicado

2025-12-03

Edição

Seção

Dossiê - Diálogos entre Ciência e Sociedade: o papel da Popularização, Divulgaçã

Como Citar

Vozes da Ciência: uma revisão crítica transnacional sobre o uso de podcasts na divulgação científica. Revista Espaço Pedagógico, [S. l.], v. 32, p. e17067, 2025. DOI: 10.5335/rep.v32.17067. Disponível em: https://ojs.upf.br/index.php/rep/article/view/17067. Acesso em: 15 jan. 2026.