Reforma do Ensino Médio

entre a lógica do mercado e o desenvolvimento integral do estudante

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5335/rep.v32.17354

Palavras-chave:

Ensino Médio, reforma, currículo, terceiro setor, escola pública

Resumo

A pesquisa aprofunda a análise do novo Ensino Médio brasileiro de 2017, com foco na tensão entre a lógica de mercado, cada vez mais presente nas políticas educacionais, e a construção do desenvolvimento integral do estudante. A investigação busca compreender como as diretrizes da reforma, influenciadas por perspectivas neoliberais, impactam a formação dos estudantes. Dessa forma, o objetivo deste ensaio teórico é analisar a influência das perspectivas neoliberais presente nas diretrizes da reforma do Ensino Médio (2017) e sua manifestação na organização das escolas públicas brasileiras. A metodologia se baseia em revisão da literatura, análise documental e experiência profissional das autoras, enquanto professoras de sociologia e filosofia em escolas públicas, constituindo-se em um estudo qualitativo e dissertativo. Ficaram evidentes a flexibilização curricular a fim de beneficiar os itinerários formativos com a diminuição dos componentes curriculares da formação geral básica. Observamos também a influência das avaliações em larga escala, a orientação das práticas pedagógicas por parte do terceiro setor bem como, a definição dos currículos escolares, e as resistências de construção de práticas pedagógicas que promovam o desenvolvimento integral dos estudantes, considerando as dimensões cognitiva, socioemocional, cultural e política.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Iula Teixeira, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

    Doutoranda na UFRGS e Professora da Rede Estadual do RS. Graduada em Pedagogia pela Faculdade Porto-Alegrense. Pós-graduada em Planejamento e Gestão em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Mestra em Educação e Química da Vida, pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), onde realizou a pesquisa intitulada "A Oferta do Ensino Médio na Rede Estadual do RS". Atualmente, atua como assessora técnica na Secretaria de Educação do RS.   

  • Marilce Zotti, Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões

    Mestranda na Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões. Graduada em Ciências Sociais. Professora de sociologia na rede estadual de Mato Grosso.

  • Jaqueline Moll, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

    Professora titular da Faculdade de Educação e professora colaboradora do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), e professora titular do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI/FW). Cursou Graduação em Pedagogia pelo Centro de Ensino Superior de Erechim; Mestrado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC/RS); Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), tendo realizado parte dos estudos na Universidade de Barcelona, e Pós-Doutorado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC/RJ).

Downloads

Publicado

2025-10-30

Edição

Seção

Dossiê - Currículo e Políticas Educacionais: campo de disputas e tensionamentos

Como Citar

Reforma do Ensino Médio: entre a lógica do mercado e o desenvolvimento integral do estudante. Revista Espaço Pedagógico, [S. l.], v. 32, p. e17354, 2025. DOI: 10.5335/rep.v32.17354. Disponível em: https://ojs.upf.br/index.php/rep/article/view/17354. Acesso em: 30 nov. 2025.