Trabalho voluntário

pesquisa-documentário mediada por tecnologias digitais para fazer, divulgar e popularizar ciências psicossociais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5335/rep.v32.17698

Palavras-chave:

Trabalho voluntário, Pesquisa-documentário, Popularização da ciência, Tecnologias digitais, Audiovisual

Resumo

O objetivo deste estudo foi documentar as vivências psicossociais de pessoas que realizam trabalhos voluntários, a partir do método da pesquisa-documentário, interagindo ciência e sociedade, com 33 participantes. Mediado por tecnologias digitais, o resultado das filmagens e dos demais materiais audiovisuais videogravados, armazenados e compartilhados, foi consistido por mais de 180 horas de formação técnica e tecnológica, construção coletiva, democrática e transdisciplinar, edição, montagem, supervisão e divulgação, ao longo de 1 ano. Os resultados permitiram discussões e aprofundamentos teórico-metodológicos tanto sobre a apropriação da linguagem audiovisual mediada pelas tecnologias digitais, para popularização da ciência, quanto nas dinâmicas subjetivas, afetivas, ético-políticas, ressignificações e vivências psicossociais que constituem engajamentos, motivações e exercício da cidadania dos que realizam trabalho voluntário. Conclui- se que a pesquisa-documentário sobre trabalho voluntário foi assertiva enquanto um método criativo e inovador de se fazer, divulgar e popularizar estudos acadêmico-científicos, no escopo das ciências humanas, com ênfase em fenômenos psicossociais.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Ronaldo Gomes-Souza, Universidade Federal do Amazonas, Manaus/AM - Brasil

    Doutorado em Psicologia Social, do Trabalho e das Organizações pela Universidade de Brasília (UnB), com pós-doutorado na Universidade de São Paulo (USP). É professor, pesquisador e extensionista na Universidade Federal do Amazonas (UFAM), lotado na Faculdade de Psicologia e credenciado enquanto professor permanente no Programa de Pós-graduação em Psicologia. É um dos coordenadores do Laboratório de Psicologia, Trabalho e Saúde (LAPSIC). Está presidente e é psicólogo do trabalho na Comissão de Prevenção e Combate ao Assédio Moral na UFAM. Está como um dos diretores da Associação Brasileira de Ensino em Psicologia (ABEP).

  • Erika Priscilla de Freitas Hounsell, Universidade Federal do Amazonas, Manaus/AM - Brasil

    Doutoranda em Psicologia pela Universidade Federal do Amazonas - UFAM. Mestra em Psicologia pela Universidade Federal do Amazonas - UFAM. Possui especialidades em Psicologia Clínica da Infância e da Adolescência (ESBAM), Psicologia Clínica: Terapia Cognitva Comportamental – TCC (UNINTER), Avaliação Psicológica e Psicodiagnóstico (FAMART), Segurança Pública com ênfase em Direitos Humanos e Família (Universidade de Cuiabá). Graduada em Psicologia pelo Centro Universitário do Norte. Integrante do Laboratório de Psicologia, Trabalho e Saúde (LAPSIC), da UFAM; Professor de graduação e pós-graduação. Atualmente Docente do Instituto Metropolitano de Ensino-IME.

  • Júlio César Pinto de Souza, Universidade Federal do Amazonas, Manaus/AM – Brasil

    Graduado em psicologia clínica pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM), Mestre em psicologia (UFAM) e Doutorando em psicologia pela UFAM. Possui especialidades em psicologia do esporte (Faculdades Integradas -Brasília/DF), Dependência química (Faculdade BH), psicoterapia e psicopatologia de adolescentes (Unyleya-Brasilia). Membro do Comitê de Orientação e ética do CRP/20 e membro do Conselho Estadual de políticas sobre drogas. Atuação na área da Assistência Social e professor de graduação e pós-graduação.

  • Anne Caroline dos Santos Maciel, Universidade Federal do Amazonas, Manaus/AM – Brasil

    Mestranda em Psicologia pela Universidade Federal do Amazonas -UFAM, com pós-graduação em Psicologia Hospitalar pela Faculdade Martha Falcão – FMF, Gerontologia e Saúde Mental pela Faculdade Única de Ipatinga e Terapias Cognitivo-Comportamentais - PUC MINAS. Graduada em Psicologia pela Faculdade Metropolitana de Manaus- FAMETRO. Já atuou como psicóloga e coordenadora de programa de ITS- HIV/Aids e Hepatites Virais pela Secretária Municipal de Saúde-SEMSA, Psicóloga e Coordenadora do Centro de Referência Especializado de Assistência Social- CREAS, Psicóloga no Centro de Referência de Assistência Social- CRAS pela Secretaria Municipal de Assistência Social-SEMAS. Atualmente é servidora pública lotada na Secretaria Municipal de Educação-SEMED, ocupando o cargo de psicóloga.

  • Edson Lucas Silva Aquino, Universidade Federal do Amazonas, Manaus/AM – Brasil

    Graduado em psicologia pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM), Pós graduando na Residência em Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS) pela Secretária Municipal de Saúde de São Paulo (SMS-SP).

Downloads

Publicado

2025-12-30

Edição

Seção

Dossiê - Diálogos entre Ciência e Sociedade: o papel da Popularização, Divulgaçã

Como Citar

Trabalho voluntário: pesquisa-documentário mediada por tecnologias digitais para fazer, divulgar e popularizar ciências psicossociais. Revista Espaço Pedagógico, [S. l.], v. 32, p. e17698, 2025. DOI: 10.5335/rep.v32.17698. Disponível em: https://ojs.upf.br/index.php/rep/article/view/17698. Acesso em: 15 jan. 2026.