Astronomia nos anos iniciais: possibilidades e reflexões
DOI:
https://doi.org/10.5335/rep.2013.3149Resumo
Sendo a astronomia uma das mais antigas ciências, cujos conhecimentos permitiram ver o universo de diferentes perspectivas, vemos nela um potencial instrumento de trabalho no ensino de ciências na escola. Tratamos aqui de apresentar uma breve revisão teórica e reflexiva sobre a importância da astronomia para o desenvolvimento e compreensão humana acerca da vida. Vemos nessa ciência a possibilidade de desenvolver a alfabetização científica dos alunos, em especial nos anos iniciais da educação básica. Apresentamos os fundamentos do ensino dessa ciência e a possibilidade de incluí-las nas aulas de ciências, entendendo que, a partir do trabalho com alguns conteúdos dela é possível alfabetizar cientificamente as crianças. Isso partindo da ideia de que a ciência não é uma resposta única aos fenômenos vivenciados no mundo, mas uma construção social, cujos produtos são os conhecimentos científicos. É preciso trabalhar com as crianças essa ideia de ciência como construção humana, social e cultural, para desmitificar a ideia, geralmente transmitida pela escola, de que o ofício de cientista é para poucos escolhidos.Downloads
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Publicado
2013-04-23
Edição
Seção
Artigos
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Como Citar
Astronomia nos anos iniciais: possibilidades e reflexões. Revista Espaço Pedagógico, [S. l.], v. 19, n. 2, 2013. DOI: 10.5335/rep.2013.3149. Disponível em: https://ojs.upf.br/index.php/rep/article/view/3149. Acesso em: 15 out. 2025.