Habermas e a ação comunicativa: por uma leitura da educação na pós-modernidade

Autores

  • Cledes Antonio Casagrande Autor

DOI:

https://doi.org/10.5335/rep.v15i1.7507

Palavras-chave:

Racionalidade comunicativa. Agir comunicativo. Entendimento. Educação.

Resumo

Este ensaio apresenta alguns dos possíveis contributos da teoria da ação comunicativa de Jürgen Habermas para o campo educacional de nosso tempo. No nosso entender, Habermas, no intuito de revisar e superar as dicotomias do pensamento moderno, apresenta outra possibilidade de compreensão da racionalidade: a racionalidade comunicativa, oriunda dos processos de comunicação que se estabelecem entre os diversos agentes sociais. De acordo com a teoria da ação comunicativa, é mediante o agir comunicativo que os diversos agentes podem estabelecer entendimentos acerca do mundo objetivo, subjetivo e social e, ao mesmo tempo, alcançar consensos acerca do que desejam para si mesmos, para a sociedade e também para o campo educacional. A ação comunicativa pode contribuir com a educação ao indagar sobre os processos mediante os quais se dá a formação humana e, ao mesmo tempo, ao propiciar momentos de diálogo e de discussão acerca das justificações e dos fundamentos com base nos quais a práxis pedagógica escolar é articulada.

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Publicado

2017-11-21

Como Citar

Habermas e a ação comunicativa: por uma leitura da educação na pós-modernidade. Revista Espaço Pedagógico, [S. l.], v. 15, n. 1, 2017. DOI: 10.5335/rep.v15i1.7507. Disponível em: https://ojs.upf.br/index.php/rep/article/view/7507. Acesso em: 16 out. 2025.