Avaliação da educação superior, reforma do Estado e agências reguladoras nos governos FHC
DOI:
https://doi.org/10.5335/rep.v15i1.7521Palavras-chave:
Regulação. Agências de regulação. Educação superior. Avaliação da educação superior.Resumo
Este artigo analisa o conceito de agência reguladora e suas implicações nas políticas para a educação superior durante os governos de Fernando Henrique Cardoso. São revisados os conceitos de regulação e agências reguladoras e sua significação na agenda governamental. As agências reguladoras, no marco da reforma do Estado iniciada nesse governo, inserem-se na proposta de um Estado com menor intervenção na prestação de serviços e com a promoção de atividades privadas. Porém, no âmbito do Ministério da Educação, a ênfase não foi na criação de agências, mas no fortalecimento do Estado avaliador. O Estado foi o mediador entre o fornecedor de educação superior (as IES) e o mercado consumidor, informando à população os resultados da sua avaliação e autorizando o funcionamento das IES.Downloads
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Publicado
2017-11-21
Edição
Seção
Artigos
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Como Citar
Avaliação da educação superior, reforma do Estado e agências reguladoras nos governos FHC. Revista Espaço Pedagógico, [S. l.], v. 15, n. 1, 2017. DOI: 10.5335/rep.v15i1.7521. Disponível em: https://ojs.upf.br/index.php/rep/article/view/7521. Acesso em: 16 out. 2025.