Modelos de democracia contratualista e comunitarista e a gestão da educação: alguns contrapontos
DOI:
https://doi.org/10.5335/rep.v15i1.7524Palavras-chave:
Democracia. Gestão da educação. Modelos ético-políticos.Resumo
O objetivo deste texto é contrapor concepções de democracia para investigar a gestão da educação, discutindo o potencial heurístico das mesmas para compreender questões ligadas à forma como as políticas públicas são concebidas e implementadas no campo da educação e às exigências de administração democrática da escola pública. São analisados os modelos contratualista e comunitarista. Mostra-se que tais concepções se entrecruzam e precisam uma das outras para se autodefinirem. Aponto para a necessidade de se ir além delas no sentido de resgatar dimensões democráticas escamoteadas, descortinando novas formas de gestão da educação, comprometidas com a soberania popular. Para isso, analisa-se também a própria noção de modelo como base para se contrapor a tendências éticopolíticas.Downloads
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Publicado
2017-11-21
Edição
Seção
Artigos
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Como Citar
Modelos de democracia contratualista e comunitarista e a gestão da educação: alguns contrapontos. Revista Espaço Pedagógico, [S. l.], v. 15, n. 1, 2017. DOI: 10.5335/rep.v15i1.7524. Disponível em: https://ojs.upf.br/index.php/rep/article/view/7524. Acesso em: 16 out. 2025.