Repensando práticas pedagógicas a partir do conceito de inclusão digital: o processo de emersão tecnológica de professores

Autores/as

  • Adriano Canabarro Teixeira Universidade de Passo Fundo Autor/a
  • Sérgio Roberto Kieling Franco Autor/a

DOI:

https://doi.org/10.5335/rep.v14i1.7605

Palabras clave:

Formação docente. Inclusão digital. Inclusão social. Tecnologias de rede.

Resumen

Em uma sociedade amplamente modificada pelo advento das tecnologias de rede e pelo crescente valor do conhecimento como elemento fundamental para o desenvolvimento pessoal e social, um novo processo de exclusão digital se desenvolve, baseado não mais na negação do acesso a tais tecnologias, mas caracterizado pela determinação de diferentes formas de acesso pelas diversas camadas sociais. Tal modalidade de exclusão tem se constituído como um elemento determinante na manutenção da exclusão social, não mais uma faceta desta, exigindo a ampliação do conceito de inclusão digital para uma dimensão de apropriação das tecnologias como elementos essenciais ao exercício da cidadania e na quebra do paradigma broadcast instituído. Nesse sentido, este artigo tem por objetivo realizar uma análise do processo vivenciado no projeto de Emersão Tecnológica de Professores da Universidade de Passo Fundo, enquanto experiência abrangida na perspectiva de inclusão digital proposta, com vistas à reflexão acerca das necessárias mudanças nas práticas pedagógicas numa sociedade profundamente modificada pela tecnologia.

Descargas

Los datos de descarga aún no están disponibles.

Publicado

2017-12-19

Cómo citar

Repensando práticas pedagógicas a partir do conceito de inclusão digital: o processo de emersão tecnológica de professores. Revista Espaço Pedagógico, [S. l.], v. 14, n. 1, 2017. DOI: 10.5335/rep.v14i1.7605. Disponível em: https://ojs.upf.br/index.php/rep/article/view/7605. Acesso em: 16 oct. 2025.