Ética e educação no curso de Ciência da Computação da Universidade de Passo Fundo

Autores

  • Jaime José Rauber Universidade de Passo Fundo Autor
  • Alexandre Lazaretti Zanatta Universidade de Passo Fundo Autor

DOI:

https://doi.org/10.5335/rep.v11i1.8233

Palavras-chave:

ética na computação, ensino de ética, formação profissional.

Resumo

O objetivo central deste texto é mostrar a importância, a estrutura e os princípios teóricos da disciplina de Ética no curso de Ciência da Computação da Universidade de Passo Fundo. A disciplina está vinculada a um projeto de pesquisa interdisciplinar, o que ajuda a dar a base teórica e orientadora aos conteúdos desenvolvidos em sala de aula. A interdisciplinaridade do projeto, envolvendo as áreas de Filosofia e Ciência da Computação, conduz a que a disciplina não seja estruturada apenas para profissionais da área da computação, mas para pessoas que já integram a sociedade e que, quando formadas, vão integrála como profissionais. A capacidade de visualizar soluções racionais para problemas éticos profissionais mostra-se também pela capacidade de solucionar problemas éticos gerais não atrelados diretamente à profissão. Quando há uma preocupação com a formação ética apenas do ponto de vista profissional, isso significa que a formação proporcionada está voltada para apenas um terço das ocupações do sujeito que está se formando. No nível da formação técnica, isso é válido, mas, quando se fala em formação ética, a tese do presente texto é a de que os estudos em torno da ética precisam transcender a questão profissional.

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Publicado

2018-08-06

Como Citar

Ética e educação no curso de Ciência da Computação da Universidade de Passo Fundo. Revista Espaço Pedagógico, [S. l.], v. 11, n. 1, p. 99–111, 2018. DOI: 10.5335/rep.v11i1.8233. Disponível em: https://ojs.upf.br/index.php/rep/article/view/8233. Acesso em: 16 out. 2025.