Os impactos do PAR na educação infantil do campo: um estudo exploratório

Autores

  • Arlete Ramos dos Santos UNIVERSIDADE ESTADUAL DE SANTA CRUZ Autor http://orcid.org/0000-0003-0217-3805
  • Elenice de Brito Teixeira Silva Autor
  • Cândida Maria Santos Daltro Alves Universidade Estadual de Santa Cruz Autor

DOI:

https://doi.org/10.5335/rep.v26i1.8336

Palavras-chave:

Educação do Campo. Educação Infantil. Políticas Públicas. Plano de Ações Articuladas.

Resumo

O objetivo deste artigo é analisar os impactos do Plano de Ações Articuladas - PAR - na política de educação infantil do campo em três municípios da Bahia, a saber: Ilhéus, Itabuna e Vitória da Conquista. A pesquisa realizada foi qualitativa, de natureza exploratória, cujos instrumentos de coleta de dados foram: revisão de literatura, entrevistas semiestruturadas, questionários e análise documental. Dentre os sujeitos da pesquisa temos pessoas das secretarias de educação que atuam no monitoramento do PAR, bem como, integrantes da coordenação de escolas do campo. Os resultados apontam que algumas ações das dimensões do PAR foram implementadas nos municípios pesquisados por meio de vários programas educacionais, porém, os dados evidenciaram que o pacto federativo, embora articule diferentes dimensões para o atendimento educacional, ainda não significa um avanço na cobertura do atendimento às crianças de 0 a 5 anos no campo, tampouco, na consideração das especificidades das práticas educativas nessa etapa da educação.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Arlete Ramos dos Santos, UNIVERSIDADE ESTADUAL DE SANTA CRUZ
    Doutora em Educação (FAE/UFMG), Professora Adjunta do Departamento de Ciências da Educação (DCIE), na Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC); Professora no Programa de Pós-Graduação – Mestrado em Formação de Professores para a Educação Básica (DCIE/UESC). Coordenadora do Centro de Estudos e Pesquisas em Educação e Ciências Humanas (CEPECH). Coordenadora do Grupo de Estudos Movimentos Sociais, Diversidade e Educação do Campo – GEPEMDEC/CEPECH (DCIE/UESC).
  • Cândida Maria Santos Daltro Alves, Universidade Estadual de Santa Cruz

    Doutora em Educação pela UNICAMP; Profa. Adjunta do Departamento de Ciências da Educação (UESC); Profa. do Mestrado Profissional em Educação Básica da UESC (PPGE/UESC).

Downloads

Publicado

2018-12-13

Como Citar

Os impactos do PAR na educação infantil do campo: um estudo exploratório. Revista Espaço Pedagógico, [S. l.], v. 26, n. 1, p. 214–237, 2018. DOI: 10.5335/rep.v26i1.8336. Disponível em: https://ojs.upf.br/index.php/rep/article/view/8336. Acesso em: 16 out. 2025.