Melhoria da eficácia do Sistema de Solução de Controvérsias da OMC e da Compensação Monetária

Autores

  • Luciana Maria Brassolatti de Oliveira Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo, USP, Sao Paulo

DOI:

https://doi.org/10.5335/rjd.v37i1.14254

Palavras-chave:

suspensão de concessões; eficácia; sistema de solução de controvérsias; OMC; OSC; compensação monetária

Resumo

Este artigo examina a eficácia da suspensão de concessões ou outras obrigações, levando-se em consideração a interpretação dos objetivos da medida pela doutrina e jurisprudência da OMC. Para conferir se a suspensão de concessões contribui para a eficácia da implementação das decisões e recomendações do OSC da OMC, o artigo adota o conceito teórico de eficácia técnica. Partindo de uma argumentação fundada na doutrina e na análise de casos julgados pelo OSC da OMC, nos quais a medida foi aplicada, o estudo demonstra uma mera eficácia parcial da suspensão de concessões para o procedimento de execução do OSC. Nesse sentido, sugere-se que o ESC adote o instituto da reparação, presente no Direito Internacional Público, para se estabelecer a obrigação de indenizar os prejuízos causados ao longo de todo o procedimento de solução de controvérsias, tendo em vista a continuidade da prática ilícita pelo membro transgressor. O artigo conclui, portanto, com uma proposta de inclusão da compensação monetária retroativa ao ESC, a fim de reforçar o seu procedimento de execução e oferecer maior eficácia ao SSC da OMC.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Luciana Maria Brassolatti de Oliveira, Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo, USP, Sao Paulo

    Lawyer specialized in International Economic Law and Internacional Trade Law. Professor at IBMEC Brasília. She holds a postdoctorate program in International Trade Law at University of São Paulo, Faculty of Law (USP) with the position of visiting researcher at the Graduate Institute of International and Development Studies. Her postdoctoral researchs were supported by CAPES National Postdoctoral Program. Luciana holds a PhD and a MA degree in international law also at University of São Paulo (USP). Her PhD and MA degrees were supported by FAPESP São Paulo Research Foundation. She worked as a senior researcher at the Center on Global Trade and Investment (CGTI) of Getulio Vargas Foundation School of Economics. Participated in the Internship Program of the Brazil’s Mission at the WTO, and in the WTO Research Program for PhD students (WTO PhD Research Programme), Geneva 2011.

Publicado

2023-07-30

Como Citar

Melhoria da eficácia do Sistema de Solução de Controvérsias da OMC e da Compensação Monetária. (2023). Revista Justiça Do Direito, 37(1), 36-89. https://doi.org/10.5335/rjd.v37i1.14254