Melhoria da eficácia do Sistema de Solução de Controvérsias da OMC e da Compensação Monetária
DOI:
https://doi.org/10.5335/rjd.v37i1.14254Palavras-chave:
suspensão de concessões; eficácia; sistema de solução de controvérsias; OMC; OSC; compensação monetáriaResumo
Este artigo examina a eficácia da suspensão de concessões ou outras obrigações, levando-se em consideração a interpretação dos objetivos da medida pela doutrina e jurisprudência da OMC. Para conferir se a suspensão de concessões contribui para a eficácia da implementação das decisões e recomendações do OSC da OMC, o artigo adota o conceito teórico de eficácia técnica. Partindo de uma argumentação fundada na doutrina e na análise de casos julgados pelo OSC da OMC, nos quais a medida foi aplicada, o estudo demonstra uma mera eficácia parcial da suspensão de concessões para o procedimento de execução do OSC. Nesse sentido, sugere-se que o ESC adote o instituto da reparação, presente no Direito Internacional Público, para se estabelecer a obrigação de indenizar os prejuízos causados ao longo de todo o procedimento de solução de controvérsias, tendo em vista a continuidade da prática ilícita pelo membro transgressor. O artigo conclui, portanto, com uma proposta de inclusão da compensação monetária retroativa ao ESC, a fim de reforçar o seu procedimento de execução e oferecer maior eficácia ao SSC da OMC.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista Justiça do Direito

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Todos os artigos estão licenciados com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.