Análise de Impacto Regulatório (AIR) e participação social no Brasil

Autores/as

  • José Sérgio da Silva Cristóvam Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
  • Liliane Sonsol Gondim Universidade Federal do Ceará (UFC)
  • Thanderson Pereira de Sousa Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

DOI:

https://doi.org/10.5335/rjd.v34i2.11304

Palabras clave:

Análise do Impacto Regulatório, Estado regulador, Participação social, Regulação responsiva

Resumen

No contexto do paradigma do Estado regulador busca-se, precipuamente, determinar os traços da Análise de Impacto Regulatório (AIR) no Brasil e, nesse seguimento, identificar a participação social, suas potencialidades e desafios. No aspecto metodológico, adota-se abordagem dedutiva, com técnicas de pesquisa bibliográfica, legislativa e documental. Infere-se, da pesquisa realizada, que a AIR corresponde ao procedimento de verificação de evidências para lastrear edição ou alteração de ato normativo regulatório, caracterizando-se predominantemente pela técnica. Entretanto, é mecanismo aberto à participação social, que se corporifica na fase de elaboração do relatório de AIR e no processo de deliberação propriamente dito. Apesar dos desafios enfrentados (captura das agências e assimetria informacional), a participação social representa instrumento para a legitimação e melhoria da política regulatória, bem como conduz à adoção de um modelo regulatório responsivo.

Descargas

Los datos de descarga aún no están disponibles.

Biografía del autor/a

  • José Sérgio da Silva Cristóvam, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

    Professor Adjunto de Direito Administrativo da UFSC (Graduação, Mestrado e Doutorado). Subcoordenador do PPGD/UFSC. Doutor em Direito Administrativo pela UFSC (2014), com estágio de Doutoramento Sanduíche junto à Universidade de Lisboa – Portugal (2012). Mestre em Direito Constitucional pela UFSC (2005). Membro fundador e Presidente do Instituto Catarinense de Direito Público (ICDP). Membro fundador e Diretor Acadêmico do Instituto de Direito Administrativo de Santa Catarina (IDASC). Conselheiro Federal da OAB/SC. Presidente da Comissão Especial de Direito Administrativo da OAB Nacional. Membro da Comissão de Direito Constitucional da OAB/SC. Coordenador do Grupo de Estudos em Direito Público do CCJ/UFSC (GEDIP/CCJ/UFSC) e membro da Rede de Pesquisa em Direito Administrativo Social (REDAS). E-mail: jscristovam@gmail.com.

  • Liliane Sonsol Gondim, Universidade Federal do Ceará (UFC)

    Doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em Direito da Universidade Federal do Ceará (PPGD/UFC), Fortaleza - CE, Brasil. Procuradora Autárquica da Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados do Estado do Ceará (ARCE). E-mail: lilianesonsol@gmail.com.

  • Thanderson Pereira de Sousa, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

    Doutorando em Direito Administrativo pelo Programa de Pós-Graduação em Direito da Universidade Federal de Santa Catarina (PPGD/UFSC) (2020). Bolsista CAPES/PROEX. Mestre em Direito pelo Programa de Pós-Graduação em Direito da Universidade Federal do Ceará (PPGD/UFC) (2019). Membro do Grupo de Estudos em Direito Público do CCJ/UFSC (GEDIP/CCJ/UFSC), do Grupo de Pesquisa em Serviços Públicos e Condições de Efetividade (PPGD/UFC) e da Rede de Pesquisa em Direito Administrativo Social (REDAS). E-mail: thandersonsousa@hotmail.com.

Publicado

2020-08-31

Cómo citar

Análise de Impacto Regulatório (AIR) e participação social no Brasil. (2020). Revista Justiça Do Direito, 34(2), 351-370. https://doi.org/10.5335/rjd.v34i2.11304