LGBTQI+ protection: sexual orientation and gender identity in Mercosur

Autores/as

  • Claudia Zalazar Universidade Blas Pascal, Cordoba
  • Sandra Regina Martini UniRITTER, Porto Alegre, RS https://orcid.org/0000-0002-5437-648X
  • Stéphani Fleck da Rosa Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Porto Alegre, RS

DOI:

https://doi.org/10.5335/rjd.v36i3.13968

Palabras clave:

DIREITOS HUMANOS, MERCOSUL, ORIENTAÇÃO SEXUAL, INDENTIDADE DE GÊNERO, LGBTQI

Resumen

O presente trabalho busca uma resposta ao seguinte questionamento: como é tratada a proteção ante a perseguição à orientação sexual e identidade de gênero (OSIG) no Mercosul? Nesse sentido, a presente pesquisa tem como objetivo analisar como é tratada a OSIG no âmbito do Mercosul. Justifica-se a pesquisa pelo fato de que os direitos LGBTI+1 foram reconhecidos como direitos humanos em junho de 2011 por meio da Resolução no Conselho de Direitos Humanos nº A/HRC/17/L.9/56. Considerando isto, o Mercosul possui papel importante na integração dos direitos humanos, já que se baseia no Protocolo de Ushuaia sobre Compromisso Democrático no Mercosul, Bolívia e Chile, com relação ao nível demcrático dos países formadores do bloco, podendo o país violador ser suspenso das atividades no bloco econômico caso haja o descumprimento de valores democráticos, como são os direitos humanos.

 

Descargas

Los datos de descarga aún no están disponibles.

Biografía del autor/a

  • Claudia Zalazar, Universidade Blas Pascal, Cordoba

    Doutora em Direito. Diretora e Professora da Pós-gradução na Universidade Blas Pascal em Córdoba. Autora de obras processuais. E-mail: draclaudiazalazar@gmail.com.

  • Sandra Regina Martini, UniRITTER, Porto Alegre, RS

    Especialista em Saúde Pública (Sanitarista), Mestre em Educação, Doutora e Pós-doutora em Direito, Professora na UNIRITTER-RS, Professora Visitante na UFMS-MS, Professora Colaboradora na UFRGS-RS, Pesquisadora Gaúcha- FAPERGS, Pesquisadora Produtividade CNPq. E-mail: srmartinipoa@gmail.com.

  • Stéphani Fleck da Rosa, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Porto Alegre, RS

    Possui graduação em Direito pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2015), mestre em Direito pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2017) com bolsa CAPES (2015-2017), doutora em Direito pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2022) e graduanda em História pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2020). Bolsista de doutorado pela CAPES/CNPQ (2020-2022). E-mail: stephanifleckrosa@gmail.com.

Publicado

2022-12-30

Cómo citar

LGBTQI+ protection: sexual orientation and gender identity in Mercosur. (2022). Revista Justiça Do Direito, 36(3), 174-189. https://doi.org/10.5335/rjd.v36i3.13968