Por uma genealogia dos direitos humanos: sobre modernidade e colonialidade
Palavras-chave:
Direitos Humanos, Genealogia, Modernidade, Colonialidade, HumanismoResumo
Este artigo consiste numa breve genealogia da produção do conhecimento com a afirmação histórica dos Direitos Humanos, diante do trajeto de expansão ocidental, do pensamento eurocêntrico e das imposições modernas universais. Com destaque aos limites da conceituação e às críticas da modernidade/colonialidade e do humanismo, a partir da América Latina. Nesse estudo, aparece a necessidade de confrontar os Direitos Humanos quando assumem o legado da modernidade, tanto quanto é necessário tomar, resgatar e enfatizar saberes que foram sujeitados, excluídos e dissimulados durante o curso da formação ocidental desses direitos. De igual modo, é preciso fortalecer todo o histórico de resistência, luta social e mudança institucional associado a esses direitos, que, também, são determinantes para sua formação.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.

Todos os artigos estão licenciados com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.
