Laicidade crítica e processo penal: análise de discurso crítica (ADC) da sentença condenatória de pai Edson de Omolu em Olinda-PE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5335/rjd.v39i3.17728

Palavras-chave:

Laicidade, Análise de Discurso Crítica, Processo Penal

Resumo

No âmbito das Ciências Criminais e das liberdades laicas, este estudo parte da perspectiva do Direito como um fenômeno de linguagem para compreender o discurso jurídico presente na sentença que condenou Pai Edson de Omolu, babalorixá e sacerdote da Tenda de Umbanda e Caridade Caboclo Flecheiro D'Ararobá, proferida no 1º Juizado Especial Criminal de Olinda/PE, pela conduta tipificada como 'perturbação de sossego'. Configurado como um estudo de caso qualitativo-descritivo, coletou-se a sentença, em seguida, aplicou-se a Análise de Discurso Crítica (ADC) como procedimento de análise e, na leitura dos dados, utilizou-se como referencial a teoria crítica da laicidade, a teoria da formação de verdades pela decisão judicial e o princípio do devido processo legal. Por fim, identificou-se um discurso (re)produtor de estigmas contra integrantes de religiões de matrizes africanas, o que possibilita um potencial precedente para a contínua representação do culto e dos instrumentos litúrgicos como produtores de ‘barulho’, e evidenciou-se a inexistência dos pressupostos da laicidade e a latente posição do juiz, num aspecto constitucional-democrático, maculada pela tomada de decisão enquanto poder acima da racionalidade, a qual não cumpre o papel de tutela dos direitos das minorias e o princípio do devido processo penal.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Pedro Henrique Alves Santos, UFPE

    Doutorando em Direito pelo Programa de Pós-Graduação em Direito da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), na linha "Justiça e Direitos Humanos na América Latina". Bolsista CAPES/PROPG. Mestre em Psicologia pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), na linha de pesquisa "Processos Sociointerativos e Desenvolvimento Humano". Especialista em Direito Constitucional pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas). Bacharel em Direito pela Faculdade de Ciências Humanas e Exatas do Sertão do São Francisco (Facesf).

  • Joao Paulo Fernandes de Souza Allain Teixeira, UFPE

    esquisador do CNPq (bolsa produtividade em pesquisa nível 2). Estágio de pesquisa pós-doutoral no CES (Centro de Estudos Sociais) da Universidade de Coimbra, Portugal (2018). Doutor em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco (2005). Mestre em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco (1999), Master em Teorías Críticas del Derecho pela Universidad Internacional de Andalucía, Espanha (2000), Graduado em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco (1995). Professor Associado na Universidade Federal de Pernambuco, Professor na Universidade Católica de Pernambuco. Integrante do Banco Nacional de Avaliadores do Sinaes - BASis para os cursos de Direito Avaliador "ad hoc" do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira do Ministério da Educação (INEP/MEC). Membro da "Rede de Pesquisa para o Constitucionalismo Democrático Latino-americano". Membro da "Rede de Pesquisa Constitucionalismo Latino-Americano, Direitos da Cidadania e Justiça Ambiental". Membro do "Observatório de Políticas Constitucionais Descolonizadoras para a América Latina". Membro da "Rede Hispano-Brasileira de Direito Constitucional". Membro da "Rede Latino-Americana Democracia e Direitos Sociais" e membro da "Rede de Pesquisa Teoria Crítica do Direito e De(s)colonialidade Digital". Líder do Grupo de Pesquisa REC - Recife Estudos Constitucionais (REC/CNPq). Cocoordenador Institucional do curso "Fundamentos Críticos: los Derechos Humanos como Procesos de Lucha por la Dignidad" da Universidad Pablo de Olavide, Sevilha, Espanha. Coordenador do Doutorado Interinstitucional UNICAP (Recife, Pernambuco) / UNICATÓLICA (Quixadá, Ceará). Coordenador da Clínica Interdisciplinar de Direitos Humanos da UNICAP. Vice-Presidente da Comissão de Estudos e Combate ao Lawfare da OAB-PE. Membro honorário da Comissão de Educação Jurídica da OAB-PE. Advogado. 

Downloads

Publicado

2025-12-18

Edição

Seção

Dossiê Especial

Como Citar

Laicidade crítica e processo penal: análise de discurso crítica (ADC) da sentença condenatória de pai Edson de Omolu em Olinda-PE. (2025). Revista Justiça Do Direito, 39(3), 27-50. https://doi.org/10.5335/rjd.v39i3.17728