Educação pública no Brasil:

algumas reflexões

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5335/srph.v20i3.13133

Palavras-chave:

Escola Pública, História da Educação, Brasil

Resumo

O presente texto traz algumas reflexões sobre o processo de construção da escola pública no Brasil, para tanto tece algumas considerações sobre o papel que ela ocupa nos diferentes regimes e como são moldados seus objetivos e traçadas suas metas enquanto instituição. Além disso, o busca-se debater como o espaço escolar ao longo dos séculos tornou-se um espaço de disputa de poder e opressão aos grupos considerados minorias. O método do utilizado para realização da pesquisa é o bibliográfico com abordagem qualitativa e organizou-se uma revisão sistema de literatura para analisar a ampliação da oferta de vagas na escola pública. Nesse sentido o artigo encontra-se dividido em três etapas, sendo elas: a primeira aborda a escola pública brasileira da colônia até 1988; na segunda debate-se sobre os avanços na democratização do acesso a permanência de alunos na educação básica a partir da Constituição Federal de 1988 e, por fim, na terceira são elencadas algumas considerações sobre os novos grupos que chegaram à escola.

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Publicado

2021-12-27

Como Citar

Educação pública no Brasil:: algumas reflexões. (2021). Semina - Revista Dos Pós-Graduandos Em História Da UPF, 20(3), 25-41. https://doi.org/10.5335/srph.v20i3.13133