A INTENCIONALIDADE ALUNO/PROFESSOR NA PRÁTICA DA EXPERIMENTAÇÃO E LUDICIDADE NO ENSINO DE FUNÇÕES EM MATEMÁTICA: UMA REVISÃO DE LITERATURA
DOI:
https://doi.org/10.5335/rbecm.v7i1.15086Palavras-chave:
Intencionalidade, Atividades Experimentais e Lúdicas, Aprendizagem Significativa, FunçõesResumo
O presente artigo tem como objetivo discutir a importância da intencionalidade aluno/professor na prática da experimentação e da atividade lúdica no ensino de funções na matemática. A presente investigação é de cunho bibliográfico sob olhar qualitativo, a coleta de dados deu-se por meio de trabalhos publicados, nos quais descrevem a utilização de experimentos e ou jogos lúdicos na disciplina de matemática e suas contribuições para o aprendizado dos alunos. Constata-se dessa análise que a experimentação é uma das principais estratégias pedagógicas no ensino de matemática, pois possibilita a compreensão dos conceitos teóricos de forma prática e significativa. No entanto, para que essa prática seja efetiva, é necessário que haja uma intencionalidade tanto por parte do aluno quanto do professor. Além disso, tais atividades podem contribuir para o desenvolvimento de habilidades cognitivas e socioemocionais dos estudantes, como raciocínio lógico, criatividade, trabalho em equipe e autoestima.
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