A abordagem Ciência-Tecnologia-Sociedade-Ambiente a partir de perguntas dos estudantes sobre combustíveis

Autores

  • Fabiana Pauletti Universidade Tecnológica Federal do Paraná
  • Lorita Aparecida Veloso Galle Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.5335/rbecm.v2i2.9670

Palavras-chave:

Ensino de Química, combustíveis, perguntas dos estudantes, CTSA.

Resumo

Ensinar Química integrando a Ciência-Tecnologia-Sociedade-Ambiente (CTSA) possibilita que os estudantes compreendam as inter-relações existentes nessas áreas que são responsáveis pela evolução da sociedade. Esse trabalho relata uma investigação realizada com estudantes do 1º ano do Ensino Médio, de uma escola pública estadual do interior Rio Grande do Sul, mediante perguntas elaboradas sobre a temática “combustíveis”. A questão que delimitou esta pesquisa é: De que modo perguntas propostas pelos estudantes sobre o tema combustíveis podem possibilitar o desenvolvimento de ações relativas CTSA? O desenvolvimento da atividade partiu de uma breve explanação pelo professor de Química sobre o tema combustíveis. Em seguida foi solicitado aos estudantes que formulassem perguntas sobre o que gostariam de aprender sobre a temática. Utilizamos a Análise Textual Discursiva (ATD) para analisar as perguntas elaboradas. Em resultado, emergiram categorias de interesses dos estudantes que versam da origem, composição, propriedades ao processo de produção dos combustíveis, as principais formas de utilização dos combustíveis e as implicações econômicas, políticas e ambientais do uso de combustíveis.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Fabiana Pauletti, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

    Estágio Pós-doutoral em Educação no Programa de Pós-Graduação em Educação pela Universidade de Caxias do Sul (UCS). Doutora em Educação em Ciências e Matemática pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Mestre em Educação e Licenciada em Química pela UCS. Docente da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR).

  • Lorita Aparecida Veloso Galle, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

    Mestre em Educação em Ciências e Matemática pela PUCRS. Especialista em Educação Profissional pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Bacharel e Licenciada em Química pela PUCRS. Licenciada em Ciências pela PUCRS.

Downloads

Publicado

2020-02-07

Como Citar

A abordagem Ciência-Tecnologia-Sociedade-Ambiente a partir de perguntas dos estudantes sobre combustíveis. Revista Brasileira de Ensino de Ciências e Matemática, [S. l.], v. 2, n. 2, 2020. DOI: 10.5335/rbecm.v2i2.9670. Disponível em: https://ojs.upf.br/index.php/rbecm/article/view/9670. Acesso em: 17 out. 2025.