Sobre ensinar a ler: um olhar às múltiplas semioses e discursos implicados na construção dos sentidos

Autores

  • Luciana Maria Crestani Universidade de Passo Fundo
  • Elisane Regina Cayser Universidade de Passo Fundo
  • Karen Sartori

Palavras-chave:

Leitura, Dialogismo, Semiótica Discursiva, Miniconto, História em Quadrinhos

Resumo

Para formar leitores plenos, é preciso ensinar a ler. Isso significa ensinar o que olhar nos textos, de modo a compreender sentidos relacionados às escolhas discursivas e enunciativas materializadas por meio de diferentes sistemas semióticos. Sob essa ótica, neste artigo propomos a análise de dois gêneros textuais distintos – um verbal e outro sincrético – no intuito de observar os principais elementos semióticos implicados na construção dos sentidos desses textos, bem como as relações dialógicas que entre eles se estabelecem. Mais especificamente, procuramos explicitar, a partir dos elementos da materialidade textual (palavras e imagens), os temas veiculados pela constituição figurativa e as diferentes posições discursivas assumidas pelos narradores em relação ao assunto, evidenciando, assim, o diálogo entre os textos. Preceitos bakhtinianos e da semiótica discursiva ancoram o estudo ora proposto.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Luciana Maria Crestani, Universidade de Passo Fundo
    Doutora em Letras (UPM), Professora no curso de Letras e no Programa de pós-graduação em Letras da UPF.
  • Elisane Regina Cayser, Universidade de Passo Fundo

    Doutoranda em Letras e professora no Curso de Letras da Universidade de Passo Fundo (UPF). 

  • Karen Sartori

    Graduada em Letras pela Universidade de Passo Fundo (UPF).

Downloads

Publicado

2019-03-22

Como Citar

Sobre ensinar a ler: um olhar às múltiplas semioses e discursos implicados na construção dos sentidos. (2019). Revista Desenredo, 15(1). https://ojs.upf.br/index.php/rd/article/view/8996