Saberes de adolescentes Quilombolas incorporados aos saberes científicos na construção de roteiro educativo sobre gravidez
DOI:
https://doi.org/10.5335/rep.v28i2.11772Palavras-chave:
Gravidez na Adolescência., Comportamento e Mecanismos Comportamentais., Grupo com Ancestrais do Continente Africano., Educação para a Saúde Comunitária.Resumo
Este estudo tem como objetivo ilustrar como os saberes de adolescentes de comunidade Quilombola foram incorporadas com os saberes científicos na elaboração de roteiro de duas histórias em quadrinhos em um material educativo sobre a gravidez não planejada no contexto de suas vivências e experiências utilizando o banco de dados de uma pesquisa participativa, que empregou o Método Criativo e Sensível, pelas Dinâmicas de Criatividade e Sensibilidade, que forneceu imagens e narrativas que foram empregados no desenvolvimento do enredo das histórias “A misteriosa gravidez pelo beijo” e a “Escola: espaço para diálogos e promoção da saúde” que compõe o almanaque intitulado: “Lendas e histórias de gravidez na adolescência em uma comunidade Quilombola”. Além das histórias, o almanaque aborda demandas científicas com curiosidades, passatempo e você sabia. As histórias produzidas de forma participativa, valorizaram experiências, significados, divergências e convergências entre o saber popular e o científico, traduzindo a realidade do cotidiano dos adolescentes afrobrasileiros de forma útil, prazerosa, didática e esclarecedora, para ser utilizada no processo educativo.