Saberes de adolescentes Quilombolas incorporados aos saberes científicos na construção de roteiro educativo sobre gravidez

Autores

  • Adriana Nunes Moraes-Partelli Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), Centro Universitário Norte do Espírito Santo (CEUNES), Departamento de Ciências da Saúde (DCS). Autor https://orcid.org/0000-0001-9978-2994
  • Marta Pereira Coelho Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), Centro Universitário Norte do Espírito Santo (CEUNES), Departamento de Ciências da Saúde (DCS). Autor https://orcid.org/0000-0002-2046-6954

DOI:

https://doi.org/10.5335/rep.v28i2.11772

Palavras-chave:

Gravidez na Adolescência., Comportamento e Mecanismos Comportamentais., Grupo com Ancestrais do Continente Africano., Educação para a Saúde Comunitária.

Resumo

Este estudo tem como objetivo ilustrar como os saberes de adolescentes de comunidade Quilombola foram incorporadas com os saberes científicos na elaboração de roteiro de duas histórias em quadrinhos em um material educativo sobre a gravidez não planejada no contexto de suas vivências e experiências utilizando o banco de dados de uma pesquisa participativa, que empregou o Método Criativo e Sensível, pelas Dinâmicas de Criatividade e Sensibilidade, que forneceu imagens e narrativas que foram empregados no desenvolvimento do  enredo das histórias “A misteriosa gravidez pelo beijo” e a “Escola: espaço para diálogos e promoção da saúde” que compõe o almanaque intitulado: “Lendas e histórias de gravidez na adolescência em uma comunidade Quilombola”. Além das histórias, o almanaque aborda demandas científicas com curiosidades, passatempo e você sabia. As histórias produzidas de forma participativa, valorizaram experiências, significados, divergências e convergências entre o saber popular e o científico, traduzindo a realidade do cotidiano dos adolescentes afrobrasileiros de forma útil, prazerosa, didática e esclarecedora, para ser utilizada no processo educativo.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Adriana Nunes Moraes-Partelli, Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), Centro Universitário Norte do Espírito Santo (CEUNES), Departamento de Ciências da Saúde (DCS).

    Graduada em Enfermagem e Obstetrícia pela Universidade Federal do Espírito Santo (1999), Especialista em Enfermagem Neonatal (2000), Mestre em Ciências Fisiológicas pela Universidade Federal do Espírito Santo (2002) e Doutora em Enfermagem pela Escola de Enfermagem Anna Nery - UFRJ (2016).

  • Marta Pereira Coelho, Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), Centro Universitário Norte do Espírito Santo (CEUNES), Departamento de Ciências da Saúde (DCS).

    Doutora em Enfermagem. Professora adjunta da Universidade Federal do Espírito Santo, Centro Universitário Norte do Espírito Santo, Departamento de Ciências da Saúde. São Mateus - Espírito Santo.

     

Downloads

Publicado

2022-04-19

Como Citar

Saberes de adolescentes Quilombolas incorporados aos saberes científicos na construção de roteiro educativo sobre gravidez. Revista Espaço Pedagógico, [S. l.], v. 28, n. 2, p. 744–767, 2022. DOI: 10.5335/rep.v28i2.11772. Disponível em: https://ojs.upf.br/index.php/rep/article/view/11772. Acesso em: 15 out. 2025.