“Se tomo um pileque, dou a vez na direção?”: investigando percepções de adolescentes cabo-verdianos e brasileiros sobre a prevenção de acidentes de trânsito

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5335/rep.v28i2.11782

Palavras-chave:

Educação em Saúde. Educação para o trânsito. Adolescentes.

Resumo

Dirigir sem habilitação e após consumir bebida alcoólica pode gerar graves acidentes de trânsito. A população adolescente necessita de atenção em relação a essa questão. Dessa forma, investigou-se o pensamento dos adolescentes sobre a prevenção de acidentes de trânsito. A pesquisa é qualitativa e como técnica foi utilizada a realização de grupos focais com a utilização de um dilema moral. Participaram 45 adolescentes de Cabo-Verde e do Brasil. Os dados foram analisados mediante técnica da análise do Discurso do Sujeito Coletivo e resultaram na construção de quatro discursos, nos quais foi evidenciada a força da heteronomia moral. Para que o sujeito não se exponha e coloque sua vida em risco em um acidente de trânsito, acreditamos ser necessário que ele se perceba como alguém de valor. Para isso, é preciso o desenvolvimento da autoestima, da autoconfiança e do auto-respeito, bem como a construção de representações de si com valor positivo.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Julio Cesar Bresolin Marinho, UNIPAMPA-Campus São Gabriel

    Licenciado em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA, Campus São Gabriel (2010). Doutor em Educação em Ciências pelo Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde - Associação Ampla entre UFRGS/UFSM/FURG (2018), com período sanduíche na Universidade de Cabo Verde - UniCV (Praia, Ilha de Santiago, Cabo Verde - 2015). Integrante do Grupo Desenvolvimento, Meio Ambiente e Sociedade (GPDEMAS/UNIPAMPA) e do Grupo de Estudos e Pesquisas em Linguagem no Ensino de Ciências (Geplec/UFSJ). Professor Adjunto da Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA, Campus São Gabriel atuando nas disciplinas pedagógicas do Curso de Ciências Biológicas - Licenciatura e Professor Colaborador do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Na UNIPAMPA é Coordenador do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas; Docente orientador voluntário do núcleo Ciências e Biologia do Programa Residência Pedagógica da CAPES; Membro titular do Comitê Local de Gênero e Sexualidade; Membro titular da área de Ciências da Natureza e suas Tecnologias da Comissão Institucional de Formação dos Profissionais da Educação Básica - CIFOR. Atuou como Professor de Ciências e Biologia da rede estadual do Estado do Rio Grande do Sul entre os anos de 2012 e 2013 e como Conselheiro Municipal de Educação de Uruguaiana (2014-2015) e São Gabriel (2020-2021). É sócio da Associação Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências (ABRAPEC) e da Associação Brasileira de Ensino de Biologia (SBEnBio). Possui interesse na área da Educação em Ciências, trabalhando principalmente com os temas de Educação em Saúde e Ensino de Biologia. (Texto informado pelo autor)

Downloads

Publicado

2022-04-19

Como Citar

“Se tomo um pileque, dou a vez na direção?”: investigando percepções de adolescentes cabo-verdianos e brasileiros sobre a prevenção de acidentes de trânsito. Revista Espaço Pedagógico, [S. l.], v. 28, n. 2, p. 768–790, 2022. DOI: 10.5335/rep.v28i2.11782. Disponível em: https://ojs.upf.br/index.php/rep/article/view/11782. Acesso em: 15 out. 2025.