Possui a disciplina papel formativo? Um ponto controverso das teorias educacionais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5335/rep.v28i3.12315

Palavras-chave:

Instructio, Disciplina, Autogoverno, Exercício de si

Resumo

O ensaio investiga o papel formativo atribuído pelas teorias educacionais à disciplina. Contrariamente à concepção oferecida por Michel Foucault à disciplina, em Vigiar e Punir, concebendo-a como dispositivo de poder controlador e vigilante, procura mostrar que ela possui, para Immanuel Kant e Johann Friedrich Herbart, papel indispensável na busca inesgotável pela formação do autogoverno humano. Deixando-se inspirar pela instructio latina, estes dois autores concebem a disciplina como principal forma de exercício de si sobre si mesmo, empreendida pelo sujeito educacional visando alcançar o domínio ético de si mesmo. Interpretados nesta perspectiva, Kant e Herbart antecipam, deste modo, traços nucleares da formação humana como exercício de si, desenvolvida mais tarde pelo próprio Foucault, em A Hermenêutica do Sujeito, com recurso ao estoicismo antigo.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Cláudio Almir Dalbosco, Universidade de Passo Fundo

    Doutor em Filosofia pela Universidade de Kassel. Professor e pesquisador no Programa de Pós-Graduação em Educação da UPF.

Downloads

Publicado

2022-07-04

Como Citar

Possui a disciplina papel formativo? Um ponto controverso das teorias educacionais. Revista Espaço Pedagógico, [S. l.], v. 28, n. 3, p. 975–994, 2022. DOI: 10.5335/rep.v28i3.12315. Disponível em: https://ojs.upf.br/index.php/rep/article/view/12315. Acesso em: 15 out. 2025.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>