Possui a disciplina papel formativo? Um ponto controverso das teorias educacionais
DOI:
https://doi.org/10.5335/rep.v28i3.12315Palavras-chave:
Instructio, Disciplina, Autogoverno, Exercício de siResumo
O ensaio investiga o papel formativo atribuído pelas teorias educacionais à disciplina. Contrariamente à concepção oferecida por Michel Foucault à disciplina, em Vigiar e Punir, concebendo-a como dispositivo de poder controlador e vigilante, procura mostrar que ela possui, para Immanuel Kant e Johann Friedrich Herbart, papel indispensável na busca inesgotável pela formação do autogoverno humano. Deixando-se inspirar pela instructio latina, estes dois autores concebem a disciplina como principal forma de exercício de si sobre si mesmo, empreendida pelo sujeito educacional visando alcançar o domínio ético de si mesmo. Interpretados nesta perspectiva, Kant e Herbart antecipam, deste modo, traços nucleares da formação humana como exercício de si, desenvolvida mais tarde pelo próprio Foucault, em A Hermenêutica do Sujeito, com recurso ao estoicismo antigo.