UNESCO e Educação de Jovens e Adultos frente a crise capitalista

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5335/rep.v30i0.13914

Palavras-chave:

Formação. Organismos Internacionais. Trabalho

Resumo

Considerando a crise capitalista, este artigo analisa as formulações da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura para a educação de jovens e adultos. A análise empreendida parte da seguinte questão: qual o sentido ideopolítico das formulações da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura para a Educação de Jovens e Adultos diante do contexto da intensificação da crise capitalista? Observa as mudanças técnico-científico-informacionais diante da crise estrutural do capitalismo, frisando suas consequências para a condição de vida dos (as) trabalhadores (as). Indica o relatório Jacques Delors como principal orientador das propostas da UNESCO com o conceito de aprendizagem ao longo da vida consolidando-se na educação básica. A V e a VI Conferências Internacionais de Educação de Adultos apropriaram-se desse conceito, reforçando-o como concepção dominante e articulada à lógica mercantil no âmbito da educação de jovens e adultos.

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Biografia do Autor

  • Rubens Luiz Rodrigues, Universidade Federal de Juiz de Fora

    Possui graduação em História pela Universidade Federal Fluminense (1990), mestrado em Educação pela Universidade Federal Fluminense (1997), doutorado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2006) e pós-doutorado pela Universidade do Porto (Portugal - 2015). Atualmente é Professor Titular da Universidade Federal de Juiz de Fora. 

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Publicado

2023-04-20

Edição

Seção

Artigos de fluxo contínuo

Como Citar

UNESCO e Educação de Jovens e Adultos frente a crise capitalista. Revista Espaço Pedagógico, [S. l.], v. 30, p. e13914, 2023. DOI: 10.5335/rep.v30i0.13914. Disponível em: https://ojs.upf.br/index.php/rep/article/view/13914. Acesso em: 15 out. 2025.