Caminhos desencontrados e dilemas contraditórios

trincheiras que complexificam o debate sobre o Novo Ensino Médio

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5335/rep.v30i0.14143

Palavras-chave:

Trincheiras de debate., Problematizações e argumentações, Novo Ensino Médio

Resumo

A promulgação da Lei do Novo Ensino Médio tem provocado debates no âmbito da educação. Este ensaio reflexivo visa apresentar diferentes discursos sobre o Novo Ensino Médio, percebendo-os como embates em trincheiras que norteiam pensamentos e opiniões divergentes e convergentes, trazidos por pesquisadores, pelo governo, por autores em educação, pelos professores e pelos alunos. As reflexões se articulam nas oito trincheiras que norteiam os debates: a) o governo versus os educadores; b) o neoliberalismo e o capitalismo versus a formação humanística; c) o aumento da carga horária no Novo Ensino Médio; d) a obrigatoriedade da oferta de determinados componentes curriculares; e) a inserção de profissionais de notório saber; f) a (in)existência do protagonismo juvenil; g) a (falta de) atratividade do Ensino Médio para os jovens; e h) a inserção das tecnologias digitais. Nessas trincheiras, é possível perceber que ainda não há clareza da identidade do Ensino Médio e que, por vezes, não considerar todos os atores envolvidos acaba por fragilizar quaisquer propostas de implementação. Ainda, revela-se que os diferentes pontos de vista sobre as mesmas temáticas fazem parte do processo evolutivo da educação e são importantes para a construção de novas percepções e para a ampliação dos horizontes sobre os paradigmas educacionais.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Lucimara Fiorese, Univates

    Docente. Mestranda em Ensino (Univates). Graduação em Secretariado Executivo (Univates). Especialização em Gestão de Pessoas, MBA em Gestão Financeira, Especialização em Gestão Administrativa, Especialização em Docência do Ensino Superior e Especialização em Tecnologias Educacionais e Prática em Sala de Aula.

  • Kári Lúcia Forneck, Univates

    Possui graduação em Letras pela Univates (2002), mestrado em Letras pela PUCRS (2006) e doutorado em Letras pela PUCRS (2016). Cursou duas especializações: Ensino de Língua Portuguesa (Univates) e Gestão do Ensino Superior (UCS). Atualmente é professora titular na Universidade do Vale do Taquari - Univates, onde atua como docente do Programa de Pós-Graduação em Ensino e dos Cursos de Letras e de Pedagogia. Tem experiência nos seguintes temas: ensino da leitura e da escrita, ensino de língua portuguesa e de línguas adicionais, processamento da compreensão leitora e processos inferenciais. Desenvolve pesquisas sobre o ensino de línguas mediado por tecnologias digitais. Atualmente integra a Comissão Assessora de Área (CCA), Português e Espanhol junto ao INEP/MEC. 

Downloads

Publicado

2023-04-15

Edição

Seção

Dossiê - Reforma do Ensino Médio: atores, cenários e disputas

Como Citar

Caminhos desencontrados e dilemas contraditórios: trincheiras que complexificam o debate sobre o Novo Ensino Médio. Revista Espaço Pedagógico, [S. l.], v. 30, p. e14143, 2023. DOI: 10.5335/rep.v30i0.14143. Disponível em: https://ojs.upf.br/index.php/rep/article/view/14143. Acesso em: 15 out. 2025.