Metodologias ativas no ensino-aprendizagem da composição plástico-formal e estética do edifício: reflexões a partir do curso de Arquitetura e Urbanismo da Unochapecó

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5335/rep.v30i0.14209

Palavras-chave:

Metodologias ativas, Ensino-aprendizagem, Composição plástico-formal

Resumo

O objetivo deste artigo é apresentar os resultados da aplicação de duas metodologias ativas no processo de ensino-aprendizagem das teorias de análise edilícia utilizadas na Avaliação 02 do Componente Curricular Composição Plástico-Formal e Estética: das vanguardas à contemporaneidade do primeiro período da matriz por competências do Curso de Arquitetura e Urbanismo ***. O estudo centrou-se na problemática do quanto as metodologias ativas se revelam como facilitadoras da compreensão das teorias de análise edilícias. O corpus desta pesquisa qualitativa, para além das discussões mais teóricas, focou na reflexão da aplicação das metodologias ativas Gamificação e Estudo de caso e na avaliação de sua efetividade no processo de ensino-aprendizagem das teorias de Frank Ching (2013), Roger H. Clark e Michael Pause (1997) e Simon Unwin (2015). Os resultados apontam que o maior desafio, e aprendizado, tanto docente quanto discente, é a transformação do ensino-aprendizagem de transmissão para mediação do conhecimento, processo mais significativo. Nesse contexto captar a mudança socioeducativa necessária para realizar um ensino para desenvolvimento de competências e aplicar isso no dia a dia das aulas não possui etapa fácil e muito menos isso significa que seja possível sem muita dedicação e empenho.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Ana Laura Vianna Villela, Universidade Comunitária da Região de Chapecó (Unochapecó), Escola Politécnica, Curso de Arquiteta Urbanismo.

    Graduação em Arquitetura e Urbanismo (UFPEL,1995), Especialização em Patrimônio e Preservação de Artefatos (UFPEL, 1997), Mestrado em Planejamento Urbano e Regional (UFRGS-PROPUR, 2000), Especialização em Docência no Ensino Superior (UNOCHAPECÓ, 2013), Doutorado em Arquitetura (Dinter UFFS-PROARQ/UFRJ, 2019). Professora concursada do Curso de Arquitetura e Urbanismo - Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ) e Membro do Núcleo Docente Estruturante (NDE). Trabalha com ensino, pesquisa e extensão, orientando e realizando trabalhos em Arquitetura e Urbanismo. Atua principalmente nas áreas de planejamento urbano e projeto urbano e regional. Líder do Grupo de Pesquisa Cidade: cultura, urbanização e desenvolvimento, o qual envolve pesquisadores da geografia, sociologia e economia que têm Chapecó e região como área de estudo. Pesquisadora da Rede de Pesquisadores sobre Cidades Médias - ReCiMe e do Grupo Lugares e Paisagens/ProLugar UFRJ.

  • Paula Batistello, Universidade Comunitária da Região de Chapecó/Curso de Arquitetura e Urbanismo

    Graduada em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal de Pelotas (2003), Mestra em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Santa Catarina (2006), Doutora em Arquitetura na linha de Métodos e Técnicas aplicados à Arquitetura e ao Urbanismo da Universidade Federal de Santa Catarina (2018) e Especialista em Aprendizagem Ativa e Inovação Acadêmica (2021). Atualmente é professora titular C da Universidade Comunitária da Região de Chapecó. Foi coordenadora da Pós-Graduação em Arquitetura e Sustentabilidade e da Pós-Graduação em Arquitetura Comercial com ênfase em Construtibilidade da Unochapecó, Diretora de Logística, Projetos e Obras da mesma Universidade e atualmente é coordenadora do Curso de Arquitetura e Urbanismo. É avaliadora do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) para Autorização de de cursos presenciais. Tem experiência na área de Arquitetura e Urbanismo, com ênfase em Fundamentos de Arquitetura e Urbanismo, atuando principalmente nos seguintes temas: Metodologias Ativas e Gamificação no Ensino de Arquitetura e Urbanismo. 

Downloads

Publicado

2023-08-22

Edição

Seção

Artigos de fluxo contínuo

Como Citar

Metodologias ativas no ensino-aprendizagem da composição plástico-formal e estética do edifício: reflexões a partir do curso de Arquitetura e Urbanismo da Unochapecó. Revista Espaço Pedagógico, [S. l.], v. 30, p. e14209, 2023. DOI: 10.5335/rep.v30i0.14209. Disponível em: https://ojs.upf.br/index.php/rep/article/view/14209. Acesso em: 15 out. 2025.