Metodologias ativas no ensino-aprendizagem da composição plástico-formal e estética do edifício: reflexões a partir do curso de Arquitetura e Urbanismo da Unochapecó

Authors

DOI:

https://doi.org/10.5335/rep.v30i0.14209

Keywords:

Active methodologies, Teaching learning, Plastic-formal composition

Abstract

The objective of this article is to present the results of the application of two active methodologies in the teaching-learning process of the theories of building analysis. They are apply in Evaluation 02 of the Curricular Component Plastic-Formal Composition and Esthetics: from the vanguards to the contemporaneity of the first period of the matrix by competences of the Course of Architecture and Urbanism ***. The study investigate on the issue of how active methodologies reveal themselves as facilitators of understanding building analysis theories. The corpus of this qualitative research, in addition to more theoretical discussions is a reflection on the application of the active methodologies Gamification and Case Study and on the evaluation of their effectiveness in the teaching-learning process of the theories of Frank Ching (2013), Roger H. Clark and Michael Pause (1997) and Simon Unwin (2015). The results show that the biggest challenge, and learning, both for teachers and students, is the transformation of teaching learning from transmission to mediation of knowledge, a more significant process. In this context capturing the socio-educational change necessary to carry out teaching for the development of competences and applying it in the day-to-day classes is not an easy step, and even less does it mean that it is possible without a lot of dedication and commitment.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

  • Ana Laura Vianna Villela, Universidade Comunitária da Região de Chapecó (Unochapecó), Escola Politécnica, Curso de Arquiteta Urbanismo.

    Graduação em Arquitetura e Urbanismo (UFPEL,1995), Especialização em Patrimônio e Preservação de Artefatos (UFPEL, 1997), Mestrado em Planejamento Urbano e Regional (UFRGS-PROPUR, 2000), Especialização em Docência no Ensino Superior (UNOCHAPECÓ, 2013), Doutorado em Arquitetura (Dinter UFFS-PROARQ/UFRJ, 2019). Professora concursada do Curso de Arquitetura e Urbanismo - Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ) e Membro do Núcleo Docente Estruturante (NDE). Trabalha com ensino, pesquisa e extensão, orientando e realizando trabalhos em Arquitetura e Urbanismo. Atua principalmente nas áreas de planejamento urbano e projeto urbano e regional. Líder do Grupo de Pesquisa Cidade: cultura, urbanização e desenvolvimento, o qual envolve pesquisadores da geografia, sociologia e economia que têm Chapecó e região como área de estudo. Pesquisadora da Rede de Pesquisadores sobre Cidades Médias - ReCiMe e do Grupo Lugares e Paisagens/ProLugar UFRJ.

  • Paula Batistello, Universidade Comunitária da Região de Chapecó/Curso de Arquitetura e Urbanismo

    Graduada em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal de Pelotas (2003), Mestra em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Santa Catarina (2006), Doutora em Arquitetura na linha de Métodos e Técnicas aplicados à Arquitetura e ao Urbanismo da Universidade Federal de Santa Catarina (2018) e Especialista em Aprendizagem Ativa e Inovação Acadêmica (2021). Atualmente é professora titular C da Universidade Comunitária da Região de Chapecó. Foi coordenadora da Pós-Graduação em Arquitetura e Sustentabilidade e da Pós-Graduação em Arquitetura Comercial com ênfase em Construtibilidade da Unochapecó, Diretora de Logística, Projetos e Obras da mesma Universidade e atualmente é coordenadora do Curso de Arquitetura e Urbanismo. É avaliadora do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) para Autorização de de cursos presenciais. Tem experiência na área de Arquitetura e Urbanismo, com ênfase em Fundamentos de Arquitetura e Urbanismo, atuando principalmente nos seguintes temas: Metodologias Ativas e Gamificação no Ensino de Arquitetura e Urbanismo. 

Published

2023-08-22

Issue

Section

Artigos de fluxo contínuo

How to Cite

Metodologias ativas no ensino-aprendizagem da composição plástico-formal e estética do edifício: reflexões a partir do curso de Arquitetura e Urbanismo da Unochapecó. Revista Espaço Pedagógico, [S. l.], v. 30, p. e14209, 2023. DOI: 10.5335/rep.v30i0.14209. Disponível em: https://ojs.upf.br/index.php/rep/article/view/14209. Acesso em: 16 oct. 2025.