O percurso do uso do Lúdico na Educação Formal ao longo da história
DOI:
https://doi.org/10.5335/rep.v30i0.14301Palavras-chave:
Lúdico; Histórico; Conceitualização; Educação.Resumo
Este artigo, de cunho bibliográfico, objetivou discorrer sobre o histórico da inserção e uso do lúdico na educação formal. Também expõe sobre o significado do termo lúdico, ludicidade e atividade lúdica, partindo do pressuposto de certo grau de dubiedade na conceitualização dos termos e de sua aplicabilidade. Como resultados, incute-se que o lúdico é um recurso de manifestação histórica do ser humano, utilizado na educação de diferentes maneiras, desde o início da humanidade. Aborda-se a ludicidade como o sentimento, a emoção positiva que o sujeito tem ao entrar em contato com o recurso lúdico e isso nos permite suscitar que nem toda atividade é lúdica, dependendo da emoção e sentimentos do sujeito. Dessa maneira, considera-se a importância de novos estudos frente aos temas lúdico, ludicidade e atividade lúdica, na perspectiva de atuar intensamente na superação da ideia restritiva desses temas como sinônimos de jogo, brinquedo e brincadeira.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Mariane Grando Ferreira, Dulce Maria Strieder

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.