A construção de categorias analíticas na pesquisa sobre perfil conceitual de formação contínua de professores

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5335/rep.v30i0.14321

Palavras-chave:

Formação Contínua de Professores, Categorias de Análise, Teoria do Perfil Conceitual

Resumo

O crescente interesse nas últimas décadas no conceito de Formação Continuada de Professores (FCP) faz despontar nas produções acadêmicas uma heterogeneidade nos modos de pensar este conceito e uma emergente necessidade de sumarização. Este artigo objetiva abordar e discutir parte do percurso metodológico adotado na dissertação de Autor (2019), focando na constituição das categorias analíticas utilizadas para entender esses diferentes modos de pensar a FCP, modelando a polissemia do conceito. Por fundamentar-se na Teoria do Perfil Conceitual (MORTIMER e EL-HANI, 2014), as especificidades deste processo tornam a exposição e discussão um passo substancial para melhor identificar compromissos epistemológicos e ontológicos que delimitem as zonas do conceito de FCP, ou seja, por um olhar retrospectivo e analítico para a pesquisa, se tece apontamentos que possam contribuir para a construção deste modelo. Neste trabalho foi possível constatar a viabilidade das categorias epistemológicas Formação, Continuidade, Mudança e Aprendizagem, pois propiciam o diálogo dos domínios genéticos de investigação, identificando compromissos para diferentes composições destas categorias, ao mesmo tempo que suas limitações indicam a necessidade de reiteração do método para refinamento do modelo.

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Biografia do Autor

  • Bruno Augusto Teilor, Universidade Federal do Paraná

    Doutorando em Educação em Ciências e em Matemática pelo Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e em Matemática da Universidade Federal do Paraná (PPGECM - UFPR) na linha de pesquisa de Formação de Professores. Mestre em Educação em Ciências e em Matemática na área de Formação de Professores pelo mesmo programa, PPGECM e mesma linha pesquisa, Formação de Professores. Graduado em Licenciatura em Matemática pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), possui experiência como professor de Matemática do Ensino Fundamental II, Ensino Médio e como professor de Lógica Matemática, Matemática Financeira, Estatística e Cálculo I para o Ensino Superior. Também possui pesquisas relacionadas à área de Educação Matemática com temáticas envolvendo a Educação Infantil, Investigação Matemática, relações entre Música e Matemática, Educação Integral e em Tempo Integral e Perfil Conceitual. É membro do Grupo de Pesquisa de Ensino e Aprendizado em Ciências e Matemática (GPEACM). Possui experiência na área da Música como instrumentista (Violão e Guitarra)

  • Tania Teresinha Bruns Zimer, Universidade Federal do Paraná

    Possui graduação em Licenciatura em Matemática pela Universidade Federal do Paraná (1994), mestrado em Educação pela Universidade Federal do Paraná (2002) e doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo (2008). Atualmente é professora Associado III da Universidade Federal do Paraná, no Setor de Educação, Departamento de Teoria e Prática de Ensino (DTPEN) e do Programa de Pós-Graduação em Educação: Teoria e Prática de Ensino (PPGE:TPEn), no Setor de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e em Matemática, no Setor de Ciências Exatas (PPGECM).. Coordena o Núcleo de Estudos e Pesquisas de Professores que ensinam Matemática (NEPPREM). É lider do Grupo de Pesquisa de Ensino e Aprendizagem em Ciências e em Matemática (GPEACM). Anteriormente, foi vice-coordenadora do Curso de Pedagogia da UFPR no período de 2008 a 2010 e coordenadora do mesmo curso, no período de 2010 a 2012. Foi vice-coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e em Matemática, no Setor de Ciências Exatas (PPGECM/UFPR) de 2019 a 2021. Coordenou o subprojeto PIBID - Pedagogia Interdisciplinar Matemática, no período de 2011 a 2013 e foi coordenadora institucional do projeto " AÇÕES EM COMUM NA UFPR: UNINDO TALENTOS PARA A INCLUSÃO SOCIAL E DESENVOLVIMENTO DA CULTURA CIENTÍFICA, vinculado ao Programa Novos Talentos - CAPES, no período de 2013 a 2016. Foi Coordenadora de Gestão Educacional do Programa de Incentivo de Bolsas de Iniciação à Docência - PIBID/UFPR, vinculado à CAPES, no período de 2013 a 2016 . Coordenou como colaboradora o PIBID Matemática no período de 2018 a 2020. Coordenou o subprojeto Residência Pedagógica-Matemática, no período de 2020 a 2022. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Formação de Professores que ensinam Matemática (inicial e continuada), atuando principalmente nos seguintes temas: ensino-aprendizagem da matemática, metodologias de ensino (resolução de problemas, atividades lúdicas e brinquedoteca, modelagem matemática, atividade investigativa), aprendizagem da docência, estágio em docência, educação infantil e educação à distância

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Publicado

2023-05-03

Edição

Seção

Artigos de fluxo contínuo

Como Citar

A construção de categorias analíticas na pesquisa sobre perfil conceitual de formação contínua de professores. Revista Espaço Pedagógico, [S. l.], v. 30, p. e14321, 2023. DOI: 10.5335/rep.v30i0.14321. Disponível em: https://ojs.upf.br/index.php/rep/article/view/14321. Acesso em: 15 out. 2025.