Developing Analytical Categories in Research on the Conceptual Profile of Continuing Teacher Education

Authors

DOI:

https://doi.org/10.5335/rep.v30i0.14321

Keywords:

Formación Continuada de Profesores

Abstract

The growing interest in recent decades for Continuing Teacher Education (CTE) arises in academic productions a heterogeneity in the ways of thinking this concept and an emerging need for summarization. This paper aims to address and discuss part of the methodological process covered in the author’s dissertation (AUTHOR, 2019), focusing on the establishment of categories of analysis intended to understand these different ways of thinking about the CTE, thus modeling the polysemy of the concept. Since this process is grounded on the Conceptual Profile Theory (MORTIMER and EL-HANI, 2014), its specificities make the exposure and discussion a substantial step towards better identifying epistemological and ontological commitments that delineate the zones of the CTE concept, i.e., by taking a retrospective and analytical look at the research, a better understanding of how the model is constructed is created. In this work, the feasibility of the epistemological categories Training, Continuity, Change and Learning is verified, since they promote the dialogue of the genetic domains of investigation, identifying commitments for different compositions of these categories, yet their limitations points towards the need of reiteration for the model refinement.

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Author Biographies

  • Bruno Augusto Teilor, Universidade Federal do Paraná

    Doutorando em Educação em Ciências e em Matemática pelo Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e em Matemática da Universidade Federal do Paraná (PPGECM - UFPR) na linha de pesquisa de Formação de Professores. Mestre em Educação em Ciências e em Matemática na área de Formação de Professores pelo mesmo programa, PPGECM e mesma linha pesquisa, Formação de Professores. Graduado em Licenciatura em Matemática pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), possui experiência como professor de Matemática do Ensino Fundamental II, Ensino Médio e como professor de Lógica Matemática, Matemática Financeira, Estatística e Cálculo I para o Ensino Superior. Também possui pesquisas relacionadas à área de Educação Matemática com temáticas envolvendo a Educação Infantil, Investigação Matemática, relações entre Música e Matemática, Educação Integral e em Tempo Integral e Perfil Conceitual. É membro do Grupo de Pesquisa de Ensino e Aprendizado em Ciências e Matemática (GPEACM). Possui experiência na área da Música como instrumentista (Violão e Guitarra)

  • Tania Teresinha Bruns Zimer, Universidade Federal do Paraná

    Possui graduação em Licenciatura em Matemática pela Universidade Federal do Paraná (1994), mestrado em Educação pela Universidade Federal do Paraná (2002) e doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo (2008). Atualmente é professora Associado III da Universidade Federal do Paraná, no Setor de Educação, Departamento de Teoria e Prática de Ensino (DTPEN) e do Programa de Pós-Graduação em Educação: Teoria e Prática de Ensino (PPGE:TPEn), no Setor de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e em Matemática, no Setor de Ciências Exatas (PPGECM).. Coordena o Núcleo de Estudos e Pesquisas de Professores que ensinam Matemática (NEPPREM). É lider do Grupo de Pesquisa de Ensino e Aprendizagem em Ciências e em Matemática (GPEACM). Anteriormente, foi vice-coordenadora do Curso de Pedagogia da UFPR no período de 2008 a 2010 e coordenadora do mesmo curso, no período de 2010 a 2012. Foi vice-coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e em Matemática, no Setor de Ciências Exatas (PPGECM/UFPR) de 2019 a 2021. Coordenou o subprojeto PIBID - Pedagogia Interdisciplinar Matemática, no período de 2011 a 2013 e foi coordenadora institucional do projeto " AÇÕES EM COMUM NA UFPR: UNINDO TALENTOS PARA A INCLUSÃO SOCIAL E DESENVOLVIMENTO DA CULTURA CIENTÍFICA, vinculado ao Programa Novos Talentos - CAPES, no período de 2013 a 2016. Foi Coordenadora de Gestão Educacional do Programa de Incentivo de Bolsas de Iniciação à Docência - PIBID/UFPR, vinculado à CAPES, no período de 2013 a 2016 . Coordenou como colaboradora o PIBID Matemática no período de 2018 a 2020. Coordenou o subprojeto Residência Pedagógica-Matemática, no período de 2020 a 2022. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Formação de Professores que ensinam Matemática (inicial e continuada), atuando principalmente nos seguintes temas: ensino-aprendizagem da matemática, metodologias de ensino (resolução de problemas, atividades lúdicas e brinquedoteca, modelagem matemática, atividade investigativa), aprendizagem da docência, estágio em docência, educação infantil e educação à distância

Published

2023-05-03

Issue

Section

Artigos de fluxo contínuo

How to Cite

Developing Analytical Categories in Research on the Conceptual Profile of Continuing Teacher Education. Revista Espaço Pedagógico, [S. l.], v. 30, p. e14321, 2023. DOI: 10.5335/rep.v30i0.14321. Disponível em: https://ojs.upf.br/index.php/rep/article/view/14321. Acesso em: 16 oct. 2025.