La construcción de categorías analíticas en la investigación sobre el perfil conceptual de la formación continua de profesores

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5335/rep.v30i0.14321

Palabras clave:

Formas de pensar, Formas de hablar, Dominio Genético Sociocultural

Resumen

El creciente interés en las últimas décadas por el concepto de Formación Continua de Profesores (FCP) hace despuntar en las producciones académicas una heterogeneidad en las formas de pensar sobre este concepto y una necesidad de síntesis. Este artículo tiene como objetivo abordar y discutir parte del camino metodológico tratado en la disertación del Autor (2019), centrándose en la constitución de las categorías analíticas utilizadas para comprender estas diferentes formas de sí pensar sobre FCP, modelando la polisemia del concepto. Por estar basado en la Teoría del Perfil Conceptual (MORTIMER y EL-HANI, 2014), este proceso tiene especificidades que hacen de la exposición y discusión un paso sustancial para identificar mejor los compromisos epistemológicos y ontológicos que delimitan las zonas del concepto FCP, es decir, a través de una mirada retrospectiva y analítica de la investigación, se realizan apuntes que pueden contribuir a la construcción de este modelo. En este estudio, se comprueba la viabilidad de las categorías epistemológicas Formación, Continuidad, Cambio y Aprendizaje, ya que propician el diálogo de los dominios genéticos de investigación, identificando compromisos para diferentes composiciones de estas categorías, al mismo tempo que sus limitaciones indican la necesidad de reiteración para perfeccionar el modelo.

Descargas

Los datos de descarga aún no están disponibles.

Biografía del autor/a

  • Bruno Augusto Teilor, Universidade Federal do Paraná

    Doutorando em Educação em Ciências e em Matemática pelo Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e em Matemática da Universidade Federal do Paraná (PPGECM - UFPR) na linha de pesquisa de Formação de Professores. Mestre em Educação em Ciências e em Matemática na área de Formação de Professores pelo mesmo programa, PPGECM e mesma linha pesquisa, Formação de Professores. Graduado em Licenciatura em Matemática pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), possui experiência como professor de Matemática do Ensino Fundamental II, Ensino Médio e como professor de Lógica Matemática, Matemática Financeira, Estatística e Cálculo I para o Ensino Superior. Também possui pesquisas relacionadas à área de Educação Matemática com temáticas envolvendo a Educação Infantil, Investigação Matemática, relações entre Música e Matemática, Educação Integral e em Tempo Integral e Perfil Conceitual. É membro do Grupo de Pesquisa de Ensino e Aprendizado em Ciências e Matemática (GPEACM). Possui experiência na área da Música como instrumentista (Violão e Guitarra)

  • Tania Teresinha Bruns Zimer, Universidade Federal do Paraná

    Possui graduação em Licenciatura em Matemática pela Universidade Federal do Paraná (1994), mestrado em Educação pela Universidade Federal do Paraná (2002) e doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo (2008). Atualmente é professora Associado III da Universidade Federal do Paraná, no Setor de Educação, Departamento de Teoria e Prática de Ensino (DTPEN) e do Programa de Pós-Graduação em Educação: Teoria e Prática de Ensino (PPGE:TPEn), no Setor de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e em Matemática, no Setor de Ciências Exatas (PPGECM).. Coordena o Núcleo de Estudos e Pesquisas de Professores que ensinam Matemática (NEPPREM). É lider do Grupo de Pesquisa de Ensino e Aprendizagem em Ciências e em Matemática (GPEACM). Anteriormente, foi vice-coordenadora do Curso de Pedagogia da UFPR no período de 2008 a 2010 e coordenadora do mesmo curso, no período de 2010 a 2012. Foi vice-coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e em Matemática, no Setor de Ciências Exatas (PPGECM/UFPR) de 2019 a 2021. Coordenou o subprojeto PIBID - Pedagogia Interdisciplinar Matemática, no período de 2011 a 2013 e foi coordenadora institucional do projeto " AÇÕES EM COMUM NA UFPR: UNINDO TALENTOS PARA A INCLUSÃO SOCIAL E DESENVOLVIMENTO DA CULTURA CIENTÍFICA, vinculado ao Programa Novos Talentos - CAPES, no período de 2013 a 2016. Foi Coordenadora de Gestão Educacional do Programa de Incentivo de Bolsas de Iniciação à Docência - PIBID/UFPR, vinculado à CAPES, no período de 2013 a 2016 . Coordenou como colaboradora o PIBID Matemática no período de 2018 a 2020. Coordenou o subprojeto Residência Pedagógica-Matemática, no período de 2020 a 2022. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Formação de Professores que ensinam Matemática (inicial e continuada), atuando principalmente nos seguintes temas: ensino-aprendizagem da matemática, metodologias de ensino (resolução de problemas, atividades lúdicas e brinquedoteca, modelagem matemática, atividade investigativa), aprendizagem da docência, estágio em docência, educação infantil e educação à distância

Publicado

2023-05-03

Número

Sección

Artigos de fluxo contínuo

Cómo citar

La construcción de categorías analíticas en la investigación sobre el perfil conceptual de la formación continua de profesores. Revista Espaço Pedagógico, [S. l.], v. 30, p. e14321, 2023. DOI: 10.5335/rep.v30i0.14321. Disponível em: https://ojs.upf.br/index.php/rep/article/view/14321. Acesso em: 16 oct. 2025.