A nova BNCC do Ensino Médio
uma revisão de trabalhos publicados no Portal de Periódicos Capes/MEC
DOI:
https://doi.org/10.5335/rep.v30i0.14324Palavras-chave:
Reforma educacional. BNCC. Ensino Médio. Classe trabalhadora.Resumo
Esta revisão integrativa, realizada a partir da consulta aos termos “BNCC ensino médio” na base de dados do portal de periódicos capes, buscou analisar as discussões empreendidas nos artigos científicos para análise dos impactos da reforma do ensino médio na educação dos filhos da classe trabalhadora, tendo como método o materialismo histórico-dialético. A leitura e síntese analítica realizadas permitem compreender que o currículo do ensino médio, a partir da reforma da BNCC, visa atuar de forma mediata para compor o quadro de formação humana que o capital demanda passando pela minimização curricular, o que agrava as desigualdades educacionais, sociais e regionais já existentes no Brasil, ademais, se configura como um avanço privatista sobre a educação básica.
Palavras-chave: Reforma educacional. BNCC. Ensino Médio. Classe trabalhadora.