The New BNCC of High School Education

a Review of Works Published in Capes/MEC Journal Portal

Authors

DOI:

https://doi.org/10.5335/rep.v30i0.14324

Keywords:

Reforma educacional. BNCC. Ensino Médio. Classe trabalhadora.

Abstract

This integrative review, carried out from the consultation of the terms "BNCC high school" in the database of the capes journal portal, sought to analyze the discussions undertaken in the scientific articles to analyze the impacts of the high school reform on the education of working-class children , using historical-dialectical materialism as a method. The reading and analytical synthesis carried out allow us to understand that the high school curriculum, from the BNCC counter-reform, aims to act mediately to compose the framework of human formation that capital demands through curriculum minimization, which aggravates educational inequalities, already existing in Brazil, moreover, it is configured as a privatist advance over basic education.Keywords: Educational reform. BNCC. High school. Working class.

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Author Biographies

  • Lana Cristina Barbosa de Melo, Instituto federal de Roraima

    É Doutoranda em Educação pela UFAM (Universidade Federal do Amazonas). Docente do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima-IFRR. Atua nos cursos de nível superior ministrando as disciplinas de psicologia da educação, estrutura e funcionamento da Educação Especial em uma perspectiva inclusiva e da educação básica, LIBRAS e educação de dotados e talentosos .É vice-líder do grupo de pesquisa de formação de professores com base na psicologia Histórico-Cultural e pedagogia Histórico-Critica Mestre pelo programa de mestrado em educação -UERR-IFRRR. É especialista em docência do ensino superior pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Possui graduação em PEDAGOGIA COM HABILITAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO ESCOLAR pela Universidade do Estado do Pará (2000), graduação em PEDAGOGIA COM HABILITAÇÃO EM EDUCAÇÃO ESPECIAL pela Universidade do Estado do Pará (1999) atuando principalmente nos seguintes temas: ciência política em educação, educação inclusiva, educação especial, currículo, surdez e concepções educacionais.

    Endereço Profissional

    Instituto Federal de Roraima, CAMPOS BOA VISTA. Avenida Glaicom de Paiva

    Pricumã. 69312160 - Boa Vista, RR - Brasil
    Telefone: (095) 36218047

    ORCID iD: https://orcid.org/0000-0001-8661-713X

    Email: lana.melo@ifrr.edu.br

    Lattes iD

    http://lattes.cnpq.br/3625832755510657

  • Maria Almerinda de Souza Matos, UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS

    Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS (2008). Atualmente é professora da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Amazonas (FACED/UFAM) na categoria Associada Nível 2, vinculada ao Departamento de Teorias e Fundamentos (DTF). É coordenadora fundadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Psicopedagogia Diferencial (NEPPD), pesquisadora do Grupo de Estudos e Pesquisas Políticas Públicas e Educação (GPPE/UFAM). Faz parte da Associação Brasileira de Autismo (ABRA), Membro da Sociedade Brasileira de Psicomotricidade (ABP), compondo também a Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial (ABPEE). Orientadora de Iniciação Científica na UFAM, na área de Ciências Sociais Aplicadas e Docente Permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação PPGE/UFAM (Mestrado e Doutorado). Tem diversos artigos publicados em anais de eventos científicos e em periódicos, bem como capítulos de livros e coletâneas. Foi coordenadora psicopedagógica do Centro de Triagem e Diagnóstico da Secretaria Estadual de Educação (SEDUC/AM)

  • Nayara Ferreira Costa, UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS

    Aluna do curso de Doutorado em Educação do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Amazonas e bolsista de doutorado da FAPEAM. Mestrado em Educação e Ensino de Ciências na Amazônia- UEA. Licenciada em Pedagogia pela Universidade do Estado do Amazonas-UEA. Pedagoga da Secretaria de Estado de Educação do Amazonas SEDUC/AM. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Educação e Ensino de Ciências na Amazônia/GEPECAM/UEA.

    http://lattes.cnpq.br/5948456845760153

    https://orcid.org/0000-0001-6015-8916

Published

2023-04-15

Issue

Section

Dossiê - Reforma do Ensino Médio: atores, cenários e disputas

How to Cite

The New BNCC of High School Education: a Review of Works Published in Capes/MEC Journal Portal. Revista Espaço Pedagógico, [S. l.], v. 30, p. e14324, 2023. DOI: 10.5335/rep.v30i0.14324. Disponível em: https://ojs.upf.br/index.php/rep/article/view/14324. Acesso em: 16 oct. 2025.