Implementação do Novo Ensino Médio no Estado do Acre: a Experiência das Escolas-Piloto

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5335/rep.v30i0.14343

Palavras-chave:

Políticas Educacionais; Lei 13.415/17; Reforma do Ensino Médio; Recontextualização.

Resumo

O artigo analisa os primeiros movimentos da implementação da reforma do ensino médio no estado do Acre, a partir da experiência das escolas-piloto.  Trata-se de uma pesquisa de campo, com a realização de questionários e entrevistas com gestores, coordenadores de ensino, coordenadores pedagógicos e professores. Para a interpretação e análise dos dados utilizou-se como referencial teórico as formulações de Basil Bernstein (1996; 2003) no que se refere ao movimento de recontextualização.  Por recontextualização, entende-se o processo de apropriação dos documentos oficiais da reforma por meio dos quais os sujeitos escolares descontextualizam e atribuem sentidos adicionais, produzindo novas práticas discursivas e pedagógicas por vezes distintas das originais. As categorias utilizadas para análise dos dados foram flexibilização curricular, protagonismo juvenil, projeto de vida, empreendedorismo e relação público-privada, definidas a priori, com base na leitura dos documentos normativos nacionais da reforma do Ensino Médio.  Os resultados revelam a existência de movimentos de recontextualização das proposições presentes nos documentos normativos nacionais da reforma pelos sujeitos das escolas-piloto ao atribuírem significados próprios às finalidades, sentidos, orientações e prescrições dos documentos normativos oficiais. 

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Adriana Martins de Oliveira, Universidade Federal do Acre

    Graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Acre (1997); Especialização em Administração e Supervisão Escolar pela Faculdade de Ciências e Letras Plínio Augusto do Amaral, Amparo-SP (1999), em Educação à Distância pela Universidade Aberta do Brasil UaB em parceria com a Universidade de Brasília - UnB ( 2000 ), e em Alfabetização e Letramento pala Universidade Federal do Acre (2002) ; Mestrado em Educação pela Universidade Federal Fluminense - UFF, Niterói, RJ (2015). Doutora em Educação na linha de Políticas Públicas Educacionais na Universidade Federal do Paraná (PPGE/UFPR). É professora classe Adjunto nível 2 da Universidade Federal do Acre, lotada no Centro de Educação e Letras (CEL). É membro do Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação (UFAC/Campus Florest); do Grupo de Pesquisa Observatório do Ensino Médio (UFPR) e da Rede Nacional de Pesquisas sobre Ensino Médio - Ensino Médio Pesquisa (EMPesquisa)

  • Monica Ribeiro da Silva, Universidade Federal do Paraná

    Possui pós-doutorado na Faculdade de Educação da UNICAMP (2017), doutorado em Educação: História, Política e Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2003), mestrado em Educação: Fundamentos da Educação pela Universidade Federal de São Carlos (1991) e graduação em Pedagogia com habilitação em Administração Escolar pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP Araraquara (1989). Professora Titular na Universidade Federal do Paraná (1994 até o presente). Atua nos cursos de formação de professores e no Programa de Pós-Graduação em Educação - Mestrado e Doutorado. Tem interesse no campo de pesquisa em Políticas Educacionais com ênfase para o Ensino Médio e na avaliação de políticas públicas. Coordena o Grupo de Pesquisa Observatório do Ensino Médio. Coordena a rede EMpesquisa - rede nacional de grupos de pesquisa sobre Ensino Médio. É coordenadora local do Projeto PROCAD Amazônia realizado por meio de parceria entre a Universidade Federal do Pará, a Universidade Federal do Paraná e a Universidade Federal do Acre. É integrante do programa Capes PrInt UFPR. É revisora de periódicos dentre eles Educação & Sociedade, Ensaio (Fundação Cesgranrio) e Revista Brasileira de Educação. É membro do Conselho Consultivo do periódico Retratos da Escola e avaliadora ad hoc das seguintes agências de fomento: Capes, CNPq e Fundação Araucária. É pesquisadora do CNPq - bolsista produtividade PQ 1D. Atualmente supervisiona 3 pesquisas de pós-doutorado, orienta 6 teses de doutorado e 2 dissertações de mestrado. É integrante do Movimento Nacional em Defesa do Ensino Médio. Foi chefe do Departamento de Planejamento e Administração Escolar (2005 a 2007). Foi vice-coordenadora do Programa de Pós-graduação em Educação da UFPR (2011-2012). Foi coordenadora do Programa de Pós-graduação em Educação (2013 a 2016). Foi vice-coordenadora do Fórum Sul de Coordenadores de Programas de Pós-Graduação em Educação (outubro 2015 a março 2016). Foi coordenadora do DINTER - Doutorado Interinstitucional - realizado entre a UFPR e Universidade Federal do Acre com financiamento pela Capes (2013-2017). Coordenou a produção de materiais de formação continuada de professores do Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio junto ao Ministério da Educação (2103-2014). Coordenou a XI ANPEd Sul (Reunião Científica Regional da ANPEd) realizada em Curitiba de 24 a 27 de julho de 2016.

Downloads

Publicado

2023-04-15

Edição

Seção

Dossiê - Reforma do Ensino Médio: atores, cenários e disputas

Como Citar

Implementação do Novo Ensino Médio no Estado do Acre: a Experiência das Escolas-Piloto. Revista Espaço Pedagógico, [S. l.], v. 30, p. e14343, 2023. DOI: 10.5335/rep.v30i0.14343. Disponível em: https://ojs.upf.br/index.php/rep/article/view/14343. Acesso em: 15 out. 2025.