Implantación de La Nueva Enseñanza Secundaria en el Estado Brasileño de Acre: la Experiencia de los Institutos Piloto

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5335/rep.v30i0.14343

Palabras clave:

Políticas Educativas; Ley nº 13.415/17; Reforma de la Enseñanza Media; Recontextualización.

Resumen

Resumen:

En este artículo se analizan los primeros movimientos de la implantación de la reforma de la enseñanza secundaria en el estado brasileño de Acre a partir de la experiencia de los institutos piloto. Se trata de una investigación de campo que incluyó la aplicación de cuestionarios y la realización de entrevistas a gestores, coordinadores de enseñanza, coordinadores pedagógicos y profesores. Para la interpretación y análisis de los datos se utilizaron, como marco teórico, las formulaciones de Basil Bernstein (1966; 2003) en lo que atañe al movimiento de recontextualización. Por “recontextualización” se entiende el proceso de apropiación de los documentos oficiales de la reforma por medio del cual los sujetos escolares descontextualizan el contenido de los documentos y le atribuyen sentidos adicionales, produciendo nuevas prácticas discursivas y pedagógicas a veces distintas de las propuestas originalmente. Las categorías utilizadas para el análisis de los datos fueron “flexibilización curricular”, “protagonismo juvenil”, “proyecto de vida”, “emprendedurismo” y “relación público-privada”, definidas a priori a partir de la lectura de los documentos normativos nacionales de la reforma de la Enseñanza Media. Los resultados revelan la existencia de movimientos de recontextualización de las proposiciones presentes en los documentos normativos nacionales de la reforma por parte de los sujetos de los institutos piloto, que atribuyeron significados propios a las finalidades, sentidos, orientaciones y prescripciones de los documentos normativos oficiales.

 

 

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Biografía del autor/a

  • Adriana Martins de Oliveira, Universidade Federal do Acre

    Graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Acre (1997); Especialização em Administração e Supervisão Escolar pela Faculdade de Ciências e Letras Plínio Augusto do Amaral, Amparo-SP (1999), em Educação à Distância pela Universidade Aberta do Brasil UaB em parceria com a Universidade de Brasília - UnB ( 2000 ), e em Alfabetização e Letramento pala Universidade Federal do Acre (2002) ; Mestrado em Educação pela Universidade Federal Fluminense - UFF, Niterói, RJ (2015). Doutora em Educação na linha de Políticas Públicas Educacionais na Universidade Federal do Paraná (PPGE/UFPR). É professora classe Adjunto nível 2 da Universidade Federal do Acre, lotada no Centro de Educação e Letras (CEL). É membro do Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação (UFAC/Campus Florest); do Grupo de Pesquisa Observatório do Ensino Médio (UFPR) e da Rede Nacional de Pesquisas sobre Ensino Médio - Ensino Médio Pesquisa (EMPesquisa)

  • Monica Ribeiro da Silva, Universidade Federal do Paraná

    Possui pós-doutorado na Faculdade de Educação da UNICAMP (2017), doutorado em Educação: História, Política e Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2003), mestrado em Educação: Fundamentos da Educação pela Universidade Federal de São Carlos (1991) e graduação em Pedagogia com habilitação em Administração Escolar pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP Araraquara (1989). Professora Titular na Universidade Federal do Paraná (1994 até o presente). Atua nos cursos de formação de professores e no Programa de Pós-Graduação em Educação - Mestrado e Doutorado. Tem interesse no campo de pesquisa em Políticas Educacionais com ênfase para o Ensino Médio e na avaliação de políticas públicas. Coordena o Grupo de Pesquisa Observatório do Ensino Médio. Coordena a rede EMpesquisa - rede nacional de grupos de pesquisa sobre Ensino Médio. É coordenadora local do Projeto PROCAD Amazônia realizado por meio de parceria entre a Universidade Federal do Pará, a Universidade Federal do Paraná e a Universidade Federal do Acre. É integrante do programa Capes PrInt UFPR. É revisora de periódicos dentre eles Educação & Sociedade, Ensaio (Fundação Cesgranrio) e Revista Brasileira de Educação. É membro do Conselho Consultivo do periódico Retratos da Escola e avaliadora ad hoc das seguintes agências de fomento: Capes, CNPq e Fundação Araucária. É pesquisadora do CNPq - bolsista produtividade PQ 1D. Atualmente supervisiona 3 pesquisas de pós-doutorado, orienta 6 teses de doutorado e 2 dissertações de mestrado. É integrante do Movimento Nacional em Defesa do Ensino Médio. Foi chefe do Departamento de Planejamento e Administração Escolar (2005 a 2007). Foi vice-coordenadora do Programa de Pós-graduação em Educação da UFPR (2011-2012). Foi coordenadora do Programa de Pós-graduação em Educação (2013 a 2016). Foi vice-coordenadora do Fórum Sul de Coordenadores de Programas de Pós-Graduação em Educação (outubro 2015 a março 2016). Foi coordenadora do DINTER - Doutorado Interinstitucional - realizado entre a UFPR e Universidade Federal do Acre com financiamento pela Capes (2013-2017). Coordenou a produção de materiais de formação continuada de professores do Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio junto ao Ministério da Educação (2103-2014). Coordenou a XI ANPEd Sul (Reunião Científica Regional da ANPEd) realizada em Curitiba de 24 a 27 de julho de 2016.

Publicado

2023-04-15

Número

Sección

Dossiê - Reforma do Ensino Médio: atores, cenários e disputas

Cómo citar

Implantación de La Nueva Enseñanza Secundaria en el Estado Brasileño de Acre: la Experiencia de los Institutos Piloto. Revista Espaço Pedagógico, [S. l.], v. 30, p. e14343, 2023. DOI: 10.5335/rep.v30i0.14343. Disponível em: https://ojs.upf.br/index.php/rep/article/view/14343. Acesso em: 16 oct. 2025.