Juventude e Projeto de Vida na Reforma do Ensino Médio
análise da política pública e perspectivas das pesquisas na área da Educação
DOI:
https://doi.org/10.5335/rep.v30i0.14360Palavras-chave:
Projeto de vida., Juventudes., Ensino Médio, Política PúblicaResumo
O artigo discute o processo de incorporação da categoria projeto de vida na Reforma do Ensino Médio a partir da legislação e da produção científica no campo da educação. No contexto da recente reforma do Ensino Médio, o projeto de vida é eleito princípio específico que deve nortear a formação dos jovens nessa etapa da educação. Com isso, as escolas de Ensino Médio de todas as regiões brasileiras começam a alinhar suas propostas curriculares para atenderem ao preconizado pela Lei 13.415/2017. O aporte teórico privilegia autores que se dedicam à temática das juventudes, escola e projetos de vida em perspectiva crítica (WELLER, 2014; LEÃO; DAYRELL; REIS, 2011; DAYRELL, 2007). A pesquisa é de natureza bibliográfica e documental, possui uma abordagem qualitativa, constitui-se em um estado do conhecimento, e utiliza técnicas da análise de conteúdo. Os resultados apontam que no campo da educação o tema do projeto de vida é emergente, com produções recentes. A introdução desse tema nas escolas de Ensino Médio será intensificada nos próximos anos com a implementação do Novo Ensino Médio, e isso requer uma atenção do campo científico, no sentido de buscar trazer discussões críticas sobre os significados dessas mudanças para a formação dos jovens.