Trabalho e Projeto de Vida no Novo Ensino Médio em Mato Grosso do Sul

discursos e modos de subjetivação juvenil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5335/rep.v30i0.14378

Palavras-chave:

Subjetivação, Novo Ensino Médio, Neoliberalismo, Currículo

Resumo

Neste texto, problematiza-se as relações enunciativas entre trabalho e Projeto de Vida, inscrita no programa do Novo Ensino Médio (Lei nº 13.415/2017), com foco em sua expressão em Mato Grosso do Sul. Argumenta-se que tal discursividade estrutura a regulação de sujeitos que, no contexto de avanço do neoliberalismo no país, são objetivados em termos econômicos, portanto, quando postos a refletirem sobre sua vida individual e coletiva, o trabalho é dotado como elemento central. Utiliza-se como fonte o livro didático distribuído à Rede Estadual de Ensino para uso na disciplina Projeto de Vida, sendo analisado a partir dos princípios da análise discursiva de Michel Foucault. Conclui-se que em Mato Grosso do Sul, frente às práticas curriculares instauradas no e pelo Novo Ensino Médio, os jovens têm sido interpelados por uma moral fundada no trabalho, deixando-se um espaço ínfimo para uma reflexão ética que fuja a esse aspecto. Ao final, interroga-se: haverá lugar para uma escolarização que leve os jovens a elaborarem seus projetos de vida para além do trabalho?

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Biografia do Autor

  • Wesley Fernando de Andrade Hilário, Universidade Federal da Grande Dourados

    Doutorando e Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal da Grande Dourados (PPGEdu/UFGD). Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em História da Educação, Memória e Sociedade (GEPHEMES/UFGD). Bolsista CAPES. 

  • Rosemeire de Lourdes Monteiro Ziliani, Universidade Federal da Grande Dourados

    Mestre e doutora em Educação. Professora adjunta da Universidade Federal da Grande Dourados/Programa de Pós-Graduação em Educação. Membro do Grupo de estudos e Pesquisa no Referencial Foucaultiano (GEIARF/UFMS) e no Grupo de Estudos e Pesquisas em História da Educação, Memória e Sociedade (GEPHEMES/UFGD).

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Publicado

2023-05-04

Edição

Seção

Dossiê - Reforma do Ensino Médio: atores, cenários e disputas

Como Citar

Trabalho e Projeto de Vida no Novo Ensino Médio em Mato Grosso do Sul: discursos e modos de subjetivação juvenil. Revista Espaço Pedagógico, [S. l.], v. 30, p. e14378, 2023. DOI: 10.5335/rep.v30i0.14378. Disponível em: https://ojs.upf.br/index.php/rep/article/view/14378. Acesso em: 15 out. 2025.