Trabalho e Projeto de Vida no Novo Ensino Médio em Mato Grosso do Sul
discursos e modos de subjetivação juvenil
DOI:
https://doi.org/10.5335/rep.v30i0.14378Palavras-chave:
Subjetivação, Novo Ensino Médio, Neoliberalismo, CurrículoResumo
Neste texto, problematiza-se as relações enunciativas entre trabalho e Projeto de Vida, inscrita no programa do Novo Ensino Médio (Lei nº 13.415/2017), com foco em sua expressão em Mato Grosso do Sul. Argumenta-se que tal discursividade estrutura a regulação de sujeitos que, no contexto de avanço do neoliberalismo no país, são objetivados em termos econômicos, portanto, quando postos a refletirem sobre sua vida individual e coletiva, o trabalho é dotado como elemento central. Utiliza-se como fonte o livro didático distribuído à Rede Estadual de Ensino para uso na disciplina Projeto de Vida, sendo analisado a partir dos princípios da análise discursiva de Michel Foucault. Conclui-se que em Mato Grosso do Sul, frente às práticas curriculares instauradas no e pelo Novo Ensino Médio, os jovens têm sido interpelados por uma moral fundada no trabalho, deixando-se um espaço ínfimo para uma reflexão ética que fuja a esse aspecto. Ao final, interroga-se: haverá lugar para uma escolarização que leve os jovens a elaborarem seus projetos de vida para além do trabalho?