As concepções dos estudantes em relação ao protagonismo juvenil no Novo Ensino Médio

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5335/rep.v30i0.14398

Palavras-chave:

Protagonismo juvenil; Reforma Ensino Médio; Lei 13.415/2017.

Resumo

Este estudo apresenta as concepções de protagonismo juvenil dos estudantes de dez escolas que fizeram parte do projeto piloto do Rio Grande do Sul e tem como problemática: o que dizem os estudantes gaúchos a respeito do protagonismo juvenil após três anos de experiência nas escolas piloto? Trata-se de um estudo de caso com dez escolas-piloto do Rio Grande do Sul, que teve como sujeitos os estudantes do ensino médio. A pesquisa caracteriza-se como básica, exploratória-descritiva e qualitativa-quantitativa. Os dados coletados foram coletados por meio de um questionário e grupos focais. O referencial teórico adotado é pluralista e discute as concepções de juventudes, os níveis de participação juvenil na escola e a relação entre os documentos normativos e as práticas escolares (COSTA E VIEIRA, 2006; DEMO; SILVA, 2020; WELLER; 2014; CORTI; 2019; MOLL; GARCIA, 2014). Os resultados da pesquisa apontam que, por enquanto, nas escolas pesquisadas, está ocorrendo um pseudoprotagonismo juvenil, por meio de escolhas administradas e direcionadas dos itinerários formativos, as quais não têm contemplado a multiplicidade de interesses dos estudantes desapontando-os. No entanto, há a identificação do processo de escolha como uma novidade que os agrada.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Carina Tonieto, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul

    Pós-doutorado em Educação (UPF). Doutora em Educação (UPF). Mestre em Educação (UPF/Bolsista Capes). Especialista em Gestão Educacional (UFSM). Graduada em Filosofia (UPF). Professora e pesquisadora do Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS/Campus de Ibirubá)

  • Caroline Simon Bellenzier, Universidade de Passo Fundo

    Mestre em Educação (2022). Especialização em Supervisão Educacional pela Universidade de Passo Fundo (2018). Graduada em Letras – Português, Inglês e respectivas literaturas pela Universidade de Passo Fundo (2016).

  • Chaiane Bukowski, Universidade Federal da Fronteira Sul

    Doutoranda em Educação no PPGEdu/UPF (ingresso em agosto de 2019). Mestre em Educação pela Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Campus Chapecó. Especialização em Educação Integral pela Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Campus Erechim. Graduação em Pedagogia pela Faculdade Anglicana de Erechim.

Downloads

Publicado

2023-04-03

Edição

Seção

Dossiê - Reforma do Ensino Médio: atores, cenários e disputas

Como Citar

As concepções dos estudantes em relação ao protagonismo juvenil no Novo Ensino Médio. Revista Espaço Pedagógico, [S. l.], v. 30, p. e14398, 2023. DOI: 10.5335/rep.v30i0.14398. Disponível em: https://ojs.upf.br/index.php/rep/article/view/14398. Acesso em: 15 out. 2025.