A educação física escolar na reforma do Ensino Médio
um problema de justiça curricular
DOI:
https://doi.org/10.5335/rep.v30i0.14399Palavras-chave:
Educação Física, Ensino Médio, Currículo, Lei 13.415/2017, Justiça curricularResumo
Neste artigo tem-se o objetivo de identificar e compreender as principais ponderações presentes na bibliografia especializada sobre as implicações do Novo Ensino Médio para a Educação Física escolar à luz da justiça curricular. Realizou-se uma pesquisa qualitativa de cunho teórico-bibliográfico, buscando verificar e analisar a literatura disponível acerca do tema. A análise permite evidenciar que a Reforma do Ensino Médio produz diferentes injustiças curriculares. Compreende-se que a política do Novo Ensino Médio favorece e intensifica as condições de possibilidade para a negação da Educação Física escolar como direito atrelado à educação básica e à formação humana integral, configurando-se em um problema de justiça social e curricular.
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Publicado
2023-04-21
Edição
Seção
Dossiê - Reforma do Ensino Médio: atores, cenários e disputas
Licença
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Como Citar
A educação física escolar na reforma do Ensino Médio: um problema de justiça curricular. Revista Espaço Pedagógico, [S. l.], v. 30, p. e14399, 2023. DOI: 10.5335/rep.v30i0.14399. Disponível em: https://ojs.upf.br/index.php/rep/article/view/14399. Acesso em: 15 out. 2025.