A educação física escolar na reforma do Ensino Médio

um problema de justiça curricular

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5335/rep.v30i0.14399

Palavras-chave:

Educação Física, Ensino Médio, Currículo, Lei 13.415/2017, Justiça curricular

Resumo

Neste artigo tem-se o objetivo de identificar e compreender as principais ponderações presentes na bibliografia especializada sobre as implicações do Novo Ensino Médio para a Educação Física escolar à luz da justiça curricular. Realizou-se uma pesquisa qualitativa de cunho teórico-bibliográfico, buscando verificar e analisar a literatura disponível acerca do tema. A análise permite evidenciar que a Reforma do Ensino Médio produz diferentes injustiças curriculares. Compreende-se que a política do Novo Ensino Médio favorece e intensifica as condições de possibilidade para a negação da Educação Física escolar como direito atrelado à educação básica e à formação humana integral, configurando-se em um problema de justiça social e curricular.

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Biografia do Autor

  • João Luís Coletto da Silva, UNISC

    Doutorando em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC), com bolsa PROSUC/CAPES II, vinculado à Linha de Pesquisa Educação, Trabalho e Emancipação. É integrante do Grupo de Pesquisa Currículo, Memórias e Narrativas em Educação – CNPq. E-mail: dicoletto@hotmail.com

  • Eder da Silva Silveira, Unisc

    Doutor em História (Universidade do Vale do Rio dos Sinos/UNISINOS) com pós-doutorado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS) e pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Docente do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade de Santa Cruz do Sul (PPGEdu/UNISC). Líder do Grupo de Pesquisa Currículo, Memórias e Narrativas em Educação-CNPq. E-mail de contato: eders@unisc.br

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Publicado

2023-04-21

Edição

Seção

Dossiê - Reforma do Ensino Médio: atores, cenários e disputas

Como Citar

A educação física escolar na reforma do Ensino Médio: um problema de justiça curricular. Revista Espaço Pedagógico, [S. l.], v. 30, p. e14399, 2023. DOI: 10.5335/rep.v30i0.14399. Disponível em: https://ojs.upf.br/index.php/rep/article/view/14399. Acesso em: 15 out. 2025.

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