Parcerias público-privadas e reforma do ensino médio em Alagoas

primeiras aproximações

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5335/rep.v30i0.14732

Palavras-chave:

reforma do ensino médio; parcerias público-privadas; educação em Alagoas

Resumo

A estrutura curricular e a organização do ensino médio foram significativamente alteradas pela Lei n° 13.415/2017. Como resultado da reforma, as finalidades do ensino médio foram submetidas a perspectivas mercadológicas. Pressupõe-se que o enfrentamento às forças de mercado requer a compreensão de como e onde elas atuam por dentro das redes públicas de ensino. Assim, este estudo objetiva identificar a atuação e a divisão de trabalho de entidades privadas na condução da reforma do ensino médio em Alagoas, por meio de parcerias público-privadas. A perspectiva crítico-analítica orienta o escrutínio de documentos de política educacional, identificando agentes privados e suas áreas de atuação na condução da reforma do ensino médio em Alagoas. A principal conclusão aponta para o protagonismo de agentes de mercado na formulação da política do ensino médio, na definição curricular, na produção de materiais didáticos, no provimento de plataformas digitais e na formação de profissionais da educação, com a anuência ativa da gestão estadual.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Georgia Sobreira dos Santos Cêa

    Possui graduação em Pedagogia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1990); mestrado em Educação pela Universidade Federal Fluminense (1996); doutorado em Educação: História, Política, Sociedade pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2003); pós-doutorado em Educação pela University of Bristol - Graduation School of Education (2016) - Programa Estágio Sênior no Exterior - CAPES. Atualmente é professora associada da Universidade Federal de Alagoas (UFAL), tendo atuado como docente do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) de 2009 a 2019. É integrante do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Trabalho, Estado, Sociedade e Educação - GP-TESE (UFAL/CNPq) e do EMpesquisa - Ensino Médio em Pesquisa. Atuou na vice-coordenação do GT Trabalho e Educação da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd - Biênio outubro de 2013 a outubro de 2015). Foi coordenadora do Programa de Pós-Graduação stricto sensu em Educação da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE), de 2006 a 2008. Participa do Conselho Editorial de vários periódicos da área de Educação. Possui diversas publicações em livros, periódicos nacionais e em anais de eventos nacionais e internacionais.Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Política Educacional e Trabalho e Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: políticas sociais; formação do trabalhador; educação básica; reforma do Estado; mundo do trabalho.

Downloads

Publicado

2023-04-21

Edição

Seção

Dossiê - Reforma do Ensino Médio: atores, cenários e disputas

Como Citar

Parcerias público-privadas e reforma do ensino médio em Alagoas: primeiras aproximações. Revista Espaço Pedagógico, [S. l.], v. 30, p. e14732, 2023. DOI: 10.5335/rep.v30i0.14732. Disponível em: https://ojs.upf.br/index.php/rep/article/view/14732. Acesso em: 15 out. 2025.