Mobilização de saberes e da metacognição por professores da Educação Infantil no Ensino de Ciências

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5335/rep.v30i0.14809

Palavras-chave:

metacognição, ensino por investigação, saberes docentes, educação infantil

Resumo

Este artigo apresenta e discute os resultados de uma pesquisa realizada com um grupo de quatro professoras unidocentes, em um curso de extensão, oferecido por uma universidade pública brasileira, cujo objetivo foi identificar indícios metacognitivos e saberes docentes mobilizados por professores da Educação Infantil no Ensino de Ciências, considerando o Ensino por Investigação. Para analisar os resultados da pesquisa foi utilizada a análise do conteúdo de Bardin (2011), articulada a uma abordagem qualitativa. Coletados por meio de entrevistas on-line, os dados foram sistematizados e categorizados pelos pesquisadores. Os resultados evidenciaram quatro categorias que emergiram da análise transcrita das falas desses docentes, permitindo  evidenciar a compreensão dos  professores sobre o Ensino por investigação, sendo elas: (1) percepções e compreensões dos professores acerca do Ensino por Investigação e da metacognição, (2) mobilização de saberes acerca do planejamento do Ensino por investigação, (3) demonstração na evolução na compreensão das etapas de aplicação das sequências didáticas sobre o Ensino por investigação, (4) manifestação de indícios metacognitivos no planejamento de suas aulas considerando o Ensino por investigação.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Adriana Bigido Rocha, Universidade Federal do ABC

    Mestrado em andamento em Ensino, História e Filosofia das Ciências e Matemática pela Universidade Federal do ABC. Formada em Magistério antigo CEFAM, Pedagoga, Neuropsicopedagoga, Psicomotricista, Especialista em Gestão Escolar / Alfabetização e Letramento. 

  • Solange Wagner Locatelli, Universidade Federal do ABC

    Doutora e Mestre em Ensino de Ciências pela Universidade de São Paulo. Formada em Química e Pedagogia. Experiência na docência e na formação de professores. Desde 2016, é professora adjunta na Universidade Federal do ABC. Foi coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Ensino e História das Ciências e Matemática (PEHCM) (2021-2022), vice-coordenadora (2019-2020), onde orienta mestrado e doutorado.

Downloads

Publicado

2023-06-07

Edição

Seção

Dossiê - Metacognição nos processos de ensino e aprendizagem

Como Citar

Mobilização de saberes e da metacognição por professores da Educação Infantil no Ensino de Ciências. Revista Espaço Pedagógico, [S. l.], v. 30, p. e14809, 2023. DOI: 10.5335/rep.v30i0.14809. Disponível em: https://ojs.upf.br/index.php/rep/article/view/14809. Acesso em: 15 out. 2025.