O funcionamento metacognitivo docente na adequação de estratégias pedagógicas do modelo presencial para o remoto

Autores

  • Sylvia De Chiaro Universidade Federal de Pernambuco Autor
  • Kátia Calligaris Rodrigues Núcleo de Formação Docente - Universidade Federal de Pernambuco Autor
  • Valter César Montanher IFSP-Instituto Federal de São Paulo Autor
  • Paula Eduarda Nunes da Silva Universidade Federal de Pernambuco Autor

DOI:

https://doi.org/10.5335/rep.v30i0.14823

Palavras-chave:

Metacognição, Monitoramento do pensamento, Capacidade de desenho pedagógico argumentativo

Resumo

Em função da pandemia da COVID19, o ensino remoto exigiu dos educadores grande capacidade de desenho pedagógico, isto é, capacidade de adaptar estratégias pedagógicas já existentes para novos contextos de ensino-aprendizagem. O processo de adaptação de uma disciplina de Argumentação na Educação, do formato presencial para o remoto, envolveu o exercício dessa capacidade de design de uma professora e suas monitoras. O desafio enfrentado nessa transposição era manter, no formato remoto, a potencialidade argumentativa das estratégias realizadas presencialmente, o que parece exigir um funcionamento metacognitivo contínuo. Diálogos desse grupo foram analisados e a presença de movimentos de monitoramento do pensamento mantenedor, elaborador e reconstrutor, foram uma constante. É possível, pois, admitirmos que a necessidade de adequação das estratégias pedagógicas, do formato presencial para o remoto, exigido por um momento de crise sanitária, propiciou um ambiente autorreflexivo propício tanto ao desenvolvimento metacognitivo como da capacidade de desenho pedagógico argumentativo das educadoras.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Sylvia De Chiaro, Universidade Federal de Pernambuco

    Mestre e Doutora em Psicologia Cognitiva, especialista em Filosofia e Epistemologia da Psicologia, bacharel em Psicologia. Docente do Departamento de Psicologia, Inclusão e Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática, ambos da Universidade Federal de Pernambuco. Coordenadora do GEPAEd (Grupo de Estudo e Pesquisa em Argumentação na Educação), vice-coordenadora e pesquisadora do GEPAS (Grupo de Estudos e Pesquisa sobre Aprendizagem Significativa), atua ainda como pesquisadora do NupArg (Núcleo de Pesquisa da Argumentação) e do GT 'Argumentação' da ANPOLL (Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Letras e Linguística). Pesquisa e extensão nas áreas de: formação docente; ensino e aprendizagem; argumentação na construção do conhecimento e no desenvolvimento metacognitivo; autorregulação; ensino dialógico e aprendizagem significativa.

  • Kátia Calligaris Rodrigues, Núcleo de Formação Docente - Universidade Federal de Pernambuco
    Doutora em Engenharia Biomédica, bacharel e licenciada em Física e licenciada em Pedagogia. Professora Associada III da Universidade Federal de Pernambuco, docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática-PPGECM/CAA/UFPE, atua na linha de pesquisa "Currículo e Formação de Professores para o Ensino de Ciências e Matemática". Docente do Núcleo de Formação Docente, atua na formação de professores de Física, Química e Matemática do Centro Acadêmico do Agreste. Estuda processos cognitivos, metacognitivos e motivacionais na resolução de problemas e na autorregulação da aprendizagem.
  • Valter César Montanher, IFSP-Instituto Federal de São Paulo

    Bacharel e licenciado em Física IFGW-Unicamp; Mestrado em Física IFUSP;Doutor em Educação FE Unicamp, Pós-Doutorado Instituto de Psicologia UFPE.

  • Paula Eduarda Nunes da Silva, Universidade Federal de Pernambuco

    Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Educação Ciências e Matemática da Universidade Federal de Pernambuco. Atualmente faz parte do Grupo de Estudo e Pesquisa em Argumentação na Educação, o qual aprofunda os estudos e práticas a respeito da utilização da argumentação como estratégia pedagógica privilegiada para a construção crítica e reflexiva do conhecimento e o desenvolvimento de habilidades de raciocínio em contextos educacionais.

Downloads

Publicado

2023-07-25

Edição

Seção

Dossiê - Metacognição nos processos de ensino e aprendizagem

Como Citar

O funcionamento metacognitivo docente na adequação de estratégias pedagógicas do modelo presencial para o remoto. Revista Espaço Pedagógico, [S. l.], v. 30, p. e14823, 2023. DOI: 10.5335/rep.v30i0.14823. Disponível em: https://ojs.upf.br/index.php/rep/article/view/14823. Acesso em: 15 out. 2025.