O funcionamento metacognitivo docente na adequação de estratégias pedagógicas do modelo presencial para o remoto
DOI:
https://doi.org/10.5335/rep.v30i0.14823Palavras-chave:
Metacognição, Monitoramento do pensamento, Capacidade de desenho pedagógico argumentativoResumo
Em função da pandemia da COVID19, o ensino remoto exigiu dos educadores grande capacidade de desenho pedagógico, isto é, capacidade de adaptar estratégias pedagógicas já existentes para novos contextos de ensino-aprendizagem. O processo de adaptação de uma disciplina de Argumentação na Educação, do formato presencial para o remoto, envolveu o exercício dessa capacidade de design de uma professora e suas monitoras. O desafio enfrentado nessa transposição era manter, no formato remoto, a potencialidade argumentativa das estratégias realizadas presencialmente, o que parece exigir um funcionamento metacognitivo contínuo. Diálogos desse grupo foram analisados e a presença de movimentos de monitoramento do pensamento mantenedor, elaborador e reconstrutor, foram uma constante. É possível, pois, admitirmos que a necessidade de adequação das estratégias pedagógicas, do formato presencial para o remoto, exigido por um momento de crise sanitária, propiciou um ambiente autorreflexivo propício tanto ao desenvolvimento metacognitivo como da capacidade de desenho pedagógico argumentativo das educadoras.
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Copyright (c) 2023 Sylvia De Chiaro, Kátia Calligaris Rodrigues, Valter César Montanher, Paula Eduarda Nunes da Silva

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