Gestão Democrática e Conselho de Classe no Instituto Federal Catarinense
características e possibilidades
DOI:
https://doi.org/10.5335/rep.v30i0.14868Palavras-chave:
Conselho de Classe, Gestão Democrática, Ensino médio Integrado, Educação Profissional e TecnológicaResumo
Este artigo tem por objetivo discutir a Gestão Democrática e o Conselho de Classe no Ensino Médio Integrado, a partir da análise de documentos legais da Educação Nacional e do Instituto Federal Catarinense. A leitura e o exame minucioso desses documentos permitem compreender sua relação com os referenciais teóricos de autores como Paro, Libâneo, Luckesi e outros que atendem ao escopo deste estudo sobre Gestão Democrática e os Conselhos de Classe, levando em conta as características e as possibilidades desse espaço democrático, visando a construção do conhecimento coletivo. O estudo demonstra que o Conselho de Classe, por vezes, se desvirtua de sua real finalidade, pois tem suas marcas na educação tradicional e bancária, reduzindo-se ao julgamento dos estudantes. No entanto, passa por um processo de transição, que fortalece o trabalho coletivo e democrático, possibilitando a construção do conhecimento que culmina na aprendizagem dos educadores e educandos.
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