Gestão Democrática e Conselho de Classe no Instituto Federal Catarinense

características e possibilidades

Autores

  • Andréia Matilde Bottamedi Bambinetti Instituto Federal Catarinense Autor
  • Simão Alberto Instituto Federal Catarinense Autor

DOI:

https://doi.org/10.5335/rep.v30i0.14868

Palavras-chave:

Conselho de Classe, Gestão Democrática, Ensino médio Integrado, Educação Profissional e Tecnológica

Resumo

Este artigo tem por objetivo discutir a Gestão Democrática e o Conselho de Classe no Ensino Médio Integrado, a partir da análise de documentos legais da Educação Nacional e do Instituto Federal Catarinense. A leitura e o exame minucioso desses documentos permitem compreender sua relação com os referenciais teóricos de autores como Paro, Libâneo, Luckesi e outros que atendem ao escopo deste estudo sobre Gestão Democrática e os Conselhos de Classe, levando em conta as características e as possibilidades desse espaço democrático, visando a construção do conhecimento coletivo. O estudo demonstra que o Conselho de Classe, por vezes, se desvirtua de sua real finalidade, pois tem suas marcas na educação tradicional e bancária, reduzindo-se ao julgamento dos estudantes. No entanto, passa por um processo de transição, que fortalece o trabalho coletivo e democrático, possibilitando a construção do conhecimento que culmina na aprendizagem dos educadores e educandos.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Andréia Matilde Bottamedi Bambinetti, Instituto Federal Catarinense

    Possui graduação em Psicologia pela Fundação Universidade Regional de Blumenau (2006), graduação em Pedagogia pela Universidade do Estado de Santa Catarina (2006), especialização Lato Sensu em Gestão de Instituições de Ensino pela Faculdade Internacional de Curitiba (2010) e pós graduação Stricto Sensu em andamento, no curso de Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica - ProfEPT. Atualmente é Pedagoga do Instituto Federal Catarinense. (Texto informado pelo autor)

  • Simão Alberto, Instituto Federal Catarinense

    Possui graduação em Educação Religiosa pela Faculdade de Teologia Filadélfia (1998), graduação em Administração de Empresas pela Universidade Norte do Paraná (2001), graduação em Psicanálise Clinica pela Escola Superior de Psicanálise Clínica do Rio de Janeiro (1997), graduação em Pedagogia pela Faculdade de Educação de Assis (2000), graduação em Bacharel em Teologia pela Faculdade Teológica Batista do Paraná (2013), mestrado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2010), mestrado em Psicologia Pastoral pela Faculdade de Teologia Filadélfia (1998) e doutorado em Doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (2015).

Downloads

Publicado

2023-12-30

Edição

Seção

Artigos de fluxo contínuo

Como Citar

Gestão Democrática e Conselho de Classe no Instituto Federal Catarinense: características e possibilidades. Revista Espaço Pedagógico, [S. l.], v. 30, p. e14868, 2023. DOI: 10.5335/rep.v30i0.14868. Disponível em: https://ojs.upf.br/index.php/rep/article/view/14868. Acesso em: 15 out. 2025.