Formação Emergencial de Professores

o Parfor na Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5335/rep.v30i0.14915

Palavras-chave:

Parfor, Formação de Professores, UFRB

Resumo

O Parfor foi um programa emergencial e provisório lançado em 2009 pelo Governo Federal, inserido na Política Nacional de Formação de Profissionais do Magistério da Educação Básica, por meio do Decreto nº 6.755/2009. Na presente pesquisa, foi investigado a implementação do Parfor na Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB). A pesquisa tem como método o Materialismo Histórico-Dialético, além disso, foram usados como instrumentos de coleta dos dados, a análise documental, entrevistas semiestruturadas com os coordenadores do Parfor e questionário com os docentes dos cursos desenvolvidos pelo plano. Os resultados apontaram que a implementação do Parfor foi eivada de desafios, seja pela não aceitação do Programa por professores da UFRB do Centro de Formação de Professores (CFP); seja pela fragilidade na efetivação do Regime de Colaboração. Assim, a gestão colegiada entre a equipe do programa, foi vista como uma forma de superar os desafios advindos da implementação do Parfor.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Afonso Rangel Luz, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)

    Professor Licenciado em História pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Com Pós-Graduação Lato Sensu em Educação (IFSUL), Pós-Graduação Lato Sensu em Práticas Assertivas em Didática da Educação Profissional Integrada à Educação de Jovens e Adultos (IFRN) e Pós-Graduação Lato Sensu em Ciências Humanas e Sociais Aplicadas e o Mundo do Trabalho (UFPI). Mestre em Educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação - PPGEd da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), campus Vitória da Conquista. Membro do grupo de pesquisa NEFOP (Nícleo de Estudo, Pesquisa e Formação de Professores), atuando na linha de investigação: Políticas Públicas Educacionais. Tendo por objeto de estudo o Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (Parfor).

  • Leila Pio Mororó, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)

    Doutora e mestre em educação pela Universidade Federal de São Carlos, UFSCar (2005) e possui graduação em Pedagogia (1989). É professora Plena com dedicação exclusiva (D.E.) da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, UESB, onde exerce as atividades de pesquisa, extensão e ensino na graduação e na pós-graduação stricto sensu em Educação. Coordena o grupo de pesquisa NEFOP, o qual é responsável por desenvolver estudos, pesquisas e ações de extensão sobre a formação de professores e o trabalho docente. Pesquisa, publica e orienta trabalhos na linha de Formação de Professores com destaque para os temas de política de formação de professores, Parfor, avaliação de cursos, trabalho docente e prática pedagógica em sua interface com as políticas educacionais. 

Downloads

Publicado

2023-10-06

Edição

Seção

Artigos de fluxo contínuo

Como Citar

Formação Emergencial de Professores: o Parfor na Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB). Revista Espaço Pedagógico, [S. l.], v. 30, p. e14915, 2023. DOI: 10.5335/rep.v30i0.14915. Disponível em: https://ojs.upf.br/index.php/rep/article/view/14915. Acesso em: 15 out. 2025.