Formação Emergencial de Professores
o Parfor na Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB)
DOI:
https://doi.org/10.5335/rep.v30i0.14915Palavras-chave:
Parfor, Formação de Professores, UFRBResumo
O Parfor foi um programa emergencial e provisório lançado em 2009 pelo Governo Federal, inserido na Política Nacional de Formação de Profissionais do Magistério da Educação Básica, por meio do Decreto nº 6.755/2009. Na presente pesquisa, foi investigado a implementação do Parfor na Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB). A pesquisa tem como método o Materialismo Histórico-Dialético, além disso, foram usados como instrumentos de coleta dos dados, a análise documental, entrevistas semiestruturadas com os coordenadores do Parfor e questionário com os docentes dos cursos desenvolvidos pelo plano. Os resultados apontaram que a implementação do Parfor foi eivada de desafios, seja pela não aceitação do Programa por professores da UFRB do Centro de Formação de Professores (CFP); seja pela fragilidade na efetivação do Regime de Colaboração. Assim, a gestão colegiada entre a equipe do programa, foi vista como uma forma de superar os desafios advindos da implementação do Parfor.
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