Formación emergencial de Profesores

el Parfor em la Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB)

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5335/rep.v30i0.14915

Palabras clave:

Parfor, Formação de Professores, UFRB

Resumen

El Parfor fue un programa emergencial y provisional lanzado en 2009 por el Gobierno Federal, insertado en la Política Nacional de Formación de Profesionales del Magisterio de la Educación Básica, mediante el Decreto n° 6.755/2009. En el presente estudio, se investigó la implementación del Parfor en la Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB). La investigación tiene como método el Materialismo Histórico-Dialéctico, además, se utilizó como instrumentos de recolección de datos el análisis documental, entrevistas semiestructuradas a cordinadores del Parfor y cuestionario a profesores de los cursos desarrollados por el plan. Los resultados apuntaron que la implementación del Parfor estuvo plagada de desafíos, sea por la no aceptación del Programa por profesores de la UFRB del Centro de Formación de Profesores (CFP); sea por la fragilidad en la efectividad del Régimen de Colaboración. Así, la gestión colegiada entre el equipo del programa se vio como una forma de superar los desafíos derivados de la implementación del Parfor.

Descargas

Los datos de descarga aún no están disponibles.

Biografía del autor/a

  • Afonso Rangel Luz, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)

    Professor Licenciado em História pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Com Pós-Graduação Lato Sensu em Educação (IFSUL), Pós-Graduação Lato Sensu em Práticas Assertivas em Didática da Educação Profissional Integrada à Educação de Jovens e Adultos (IFRN) e Pós-Graduação Lato Sensu em Ciências Humanas e Sociais Aplicadas e o Mundo do Trabalho (UFPI). Mestre em Educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação - PPGEd da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), campus Vitória da Conquista. Membro do grupo de pesquisa NEFOP (Nícleo de Estudo, Pesquisa e Formação de Professores), atuando na linha de investigação: Políticas Públicas Educacionais. Tendo por objeto de estudo o Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (Parfor).

  • Leila Pio Mororó, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)

    Doutora e mestre em educação pela Universidade Federal de São Carlos, UFSCar (2005) e possui graduação em Pedagogia (1989). É professora Plena com dedicação exclusiva (D.E.) da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, UESB, onde exerce as atividades de pesquisa, extensão e ensino na graduação e na pós-graduação stricto sensu em Educação. Coordena o grupo de pesquisa NEFOP, o qual é responsável por desenvolver estudos, pesquisas e ações de extensão sobre a formação de professores e o trabalho docente. Pesquisa, publica e orienta trabalhos na linha de Formação de Professores com destaque para os temas de política de formação de professores, Parfor, avaliação de cursos, trabalho docente e prática pedagógica em sua interface com as políticas educacionais. 

Publicado

2023-10-06

Número

Sección

Artigos de fluxo contínuo

Cómo citar

Formación emergencial de Profesores: el Parfor em la Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB). Revista Espaço Pedagógico, [S. l.], v. 30, p. e14915, 2023. DOI: 10.5335/rep.v30i0.14915. Disponível em: https://ojs.upf.br/index.php/rep/article/view/14915. Acesso em: 16 oct. 2025.