Hegemonia que vem da fábrica
modelo de gestão da rotina do trabalho docente em Pernambuco
DOI:
https://doi.org/10.5335/rep.v30i0.14960Palavras-chave:
Ensino Médio – Pernambuco, Hegemonia Empresarial, Trabalho Docente, Rotina, GerencialismoResumo
O texto examina a filosofia e as bases epistemológicas do modelo de gestão Tecnologia Empresarial Socioeducacional – TESE, adotado na rede estadual de ensino em Pernambuco, destacando as características organizacionais que estruturam a rotina de trabalho dos(as) professores(as). Para tanto, analisamos documentos produzidos pela iniciativa privada que orientam a gestão do trabalho docente nas escolas. Embasam nossa análise conceitos gramscianos observados, principalmente, no texto intitulado Americano e Fordismo. O artigo conclui que a racionalidade gerencial desse modelo, inspirada filosoficamente no pragmatismo norte-americano e epistemologicamente no paradigma sistêmico, se materializa como método de gestão por meio do Ciclo PDCA. Este método transpõe características combinadas de concepções tayloristas e toyotistas de gestão do trabalho docente, todavia, associadas com noções consideradas democráticas para contornar ideologicamente a estrutura autoritária e centralizadora do modelo. Como decorrência dessa transposição, a rotina de trabalho docente assume as seguintes características organizacionais típicas das fábricas/empresas.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 John Mateus Barbosa

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.