A Metacognição e o Pensamento Computacional na Perspectiva Histórico-Cultural de Vygotsky
DOI:
https://doi.org/10.5335/rep.v30.15264Palavras-chave:
Desenvolvimento de Currículo, Educabilidade Cognitiva, Sistema ConceitualResumo
Em um contexto pós-pandêmico, onde práticas pedagógicas evoluem a partir de diversas bases epistemológicas, destacam-se o incentivo à autonomia e inovação de alunos e professores com protagonismo. Alinhada à Agenda 2030 da ONU, a pesquisa assume por base epistemológica a relação interdisciplinar entre educação e Ciência da Computação ao explorar o Pensamento Computacional associado à Metacognição. O texto aborda as características deste pensamento, identifica lacunas nas bases teóricas e apresenta um escopo que o entrelaça à teoria vigotskiana, Metacognição e Educabilidade Cognitiva. Resultados das reflexões teóricas e conceituais tecidas indicam que a metacognição, quando sistematicamente aplicada, promove o desenvolvimento do pensamento computacional. Para tanto, propomos uma arquitetura funcional ancorada em princípios vygotskianos, diferenciando conteúdos e habilidades, contribuindo para uma compreensão mais robusta deste pensamento com consequências potenciais para outras concepções e desenvolvimento de currículos, não apenas na computação, mas na formação de professores em todas as áreas.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Denilson Rodrigues da SIlva, Fabiana Diniz Kurtz, Maria Cristina Pansera de Araújo

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.