A Metacognição e o Pensamento Computacional na Perspectiva Histórico-Cultural de Vygotsky

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5335/rep.v30.15264

Palavras-chave:

Desenvolvimento de Currículo, Educabilidade Cognitiva, Sistema Conceitual

Resumo

Em um contexto pós-pandêmico, onde práticas pedagógicas evoluem a partir de diversas bases epistemológicas, destacam-se o incentivo à autonomia e inovação de alunos e professores com protagonismo. Alinhada à Agenda 2030 da ONU, a pesquisa assume por base epistemológica a relação interdisciplinar entre educação e Ciência da Computação ao explorar o Pensamento Computacional associado à Metacognição. O texto aborda as características deste pensamento, identifica lacunas nas bases teóricas e apresenta um escopo que o entrelaça à teoria vigotskiana, Metacognição e Educabilidade Cognitiva. Resultados das reflexões teóricas e conceituais tecidas indicam que a metacognição, quando sistematicamente aplicada, promove o desenvolvimento do pensamento computacional. Para tanto, propomos uma arquitetura funcional ancorada em princípios vygotskianos, diferenciando conteúdos e habilidades, contribuindo para uma compreensão mais robusta deste pensamento com consequências potenciais para outras concepções e desenvolvimento de currículos, não apenas na computação, mas na formação de professores em todas as áreas.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Denilson Rodrigues da SIlva, URI - Santo Ângelo

    Possui graduação em Sistemas de Informação pelo Centro Universitário Franciscano - UNIFRA/UFN(1998), mestrado em Ciência da Computação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - PUCRS (2000) e doutorado em Educação nas Ciências pela Universidade do Noroeste do Estado do RS - UNIJUÍ (2020). Desde 2001 é professor tempo integral da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI - Santo Ângelo). Além da graduação, é docente permanente do mestrado em ensino científico e tecnológico atuando nas linhas de pesquisa de Tecnologias da Informação e Ensino de Ciências. Tem experiência na área de Ciência da Computação, atuando principalmente nos seguintes temas: Pensamento Computacional, Informática na Educação, Robótica Educacional, Descoberta de Conhecimento em Base de Dados e Sistema de Informação, Programação Orientada a Objetos, Inteligência Artificial, Algoritmos e Estrutura de Dados. Em 2023 iniciou o pós-doutorado na UNIJUÍ (com apoio da FAPERGS/CNPQ) com o tema de pesquisa "Pensamento computacional na formação de professores" .

  • Fabiana Diniz Kurtz, UNIJUI

    É doutora em Educação nas Ciências pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUÍ), onde atua também como docente do Curso de Letras e Professora Colaboradora do Programa de Pós-Graduação em Educação nas Ciências (PPGEC). Atualmente, desenvolve estágio pós-doutoral em Ensino Científico e Tecnológico na URI Santo Ângelo. Realizou doutorado no exterior, na modalidade doutorado sanduíche junto ao Doutoramento em TIC na Educação, na Universidade de Lisboa, com bolsa CAPES. Possui Mestrado em Letras pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), onde também realizou sua graduação na licenciatura em Letras (Português-Inglês). É líder do Grupo de Pesquisa "Mongaba": Educação, Linguagens e Tecnologia. Sócia da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPED) desde 2014, possui experiência e atua na área de Formação de Professores com ênfase em Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação na educação, Educação a Distância, Linguística Aplicada, Ensino de Inglês para Fins Acadêmicos. 

  • Maria Cristina Pansera de Araújo, UNIJUI

    Possui graduação em Licenciatura em Ciências Biológicas pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (1978), mestrado em Genética e Biologia Molecular pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1981) e doutorado em Genética e Biologia Molecular pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1997). Atualmente é professor titular da Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul e professora do Programa de Pós-Graduação em Educação nas Ciências da Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul. Sócia fundadora da Associação Brasileira de Ensino de Biologia (SBEBIO). Coordenadora do Grupo Interdepartamental de Pesquisa sobre Educação em Ciências (GIPEC-UNIJUI). Editora gerente da Revista Contexto & Educação. Faz parte da REDLAECIN. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Métodos e Técnicas de Ensino, atuando principalmente nos seguintes temas: educação, currículo, formação de professores, ensino de ciências e de biologia, educação ambiental, em saúde e em biodiversidade.

Downloads

Publicado

2024-05-31

Edição

Seção

Dossiê - Metacognição nos processos de ensino e aprendizagem

Como Citar

A Metacognição e o Pensamento Computacional na Perspectiva Histórico-Cultural de Vygotsky. Revista Espaço Pedagógico, [S. l.], v. 30, p. e15264, 2024. DOI: 10.5335/rep.v30.15264. Disponível em: https://ojs.upf.br/index.php/rep/article/view/15264. Acesso em: 15 out. 2025.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)