A formação intercultural indígena do Agreste e Sertão alagoano
perspectivas do CLIND a partir do curso de Matemática
DOI:
https://doi.org/10.5335/rep.v31.15436Palavras-chave:
CLIND, Escolas indígenas, Formação docente indígena, Ensino da MatemáticaResumo
O artigo busca verificar o impacto dos Cursos de Licenciatura Intercultural Indígena (CLIND) na formação dos professores de Matemática nas comunidades indígenas do Agreste e Sertão Alagoano. O estudo retrata a formação de professores a partir de um projeto com viés intercultural e seu impacto nas escolas e educação indígena. O público alvo foram gestores das escolas indígenas. A abordagem metodológica foi interpretativa-descritiva do tipo participante, embasada numa revisão bibliográfica abrangendo o entendimento sobre o CLIND e a formação docente indígenas no contexto das comunidades. A pesquisa de campo utilizou questionário semiestruturado com alicerce teórico em Peixoto e Campos (2021), Grupioni (2011) e outros, além de bases legais como Constituição (1988) e LDB (1994). Os resultados demonstraram que a perspectiva, tanto do projeto como do ingresso dos docentes nas escolas indígenas, será fundamental para os povos indígenas pesquisados porque possibilitará o fortalecimento da educação escolar indígena com o ingresso de novos profissionais para a matemática.
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